quarta-feira, 30 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “X”

→ Xambregado: É o mesmo que embriagado.

→ Xarapim: É o mesmo que xará, ou seja, a pessoa que tem o mesmo nome de batismo que outra.

→ Xeta: É o beijo atirado de longe com as pontas dos dedos.

*Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – O Globo.

Uma viagem ao mundo 3D

A tecnologia digital invade as salas de cinema

Ontem tive o prazer de experimentar uma nova "sensação". Cinéfilo que sou, resolvi assistir, pela primeira vez, um filme com a tecnologia 3D. Fiquei impressionado.

Você pode esquecer aqueles óculos de papelão com celofane coloridos de um lado e de outro. Agora é tudo diferente. Os óculos são de última geração, tudo é digitalizado e parece mesmo que se você estender os braços pode tocar nos personagens e no cenário que estão na tela.

“Viagem ao centro da Terra” estreou no último dia 11 e tem seu enredo baseado na obra do escritor francês Júlio Verne (1828-1905) e trás o bom ator Brendan Fraser no papel principal. A história é até interessante, mas o filme não deve ter muita graça se não for assistido no novo formato.

O diretor Eric Brevig soube muito bem como favorecer o uso da tecnologia e abusa da sensação de que o espectador será atingido por algo saindo da tela, quase sempre em alta velocidade.

O problema é que, para poder acompanhar “Viagem ao centro da Terra” em 3D, é preciso encontrar um cinema que tenha a tecnologia digital, o que no Brasil é muito escasso. São apenas nove salas em todo o país. Porém, se você tiver essa oportunidade, não perca! Eu recomendo!


terça-feira, 29 de julho de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Fernando Santos

Voto, logo, sou cidadão?

Nesses tempos de eleição, aquele slogan batido corre as ruas e telas do país: Vote, exerça sua cidadania. Discordo totalmente dessa idéia. A meu ver, não votar também pode ser considerado cidadania. Eu tenho o direito de não votar nesses ilustres candidatos que estão no pleito. Mas não quero desvirtuar da minha idéia central desse post.

Quando meu xará-dono deste blog (Fernando) me pediu um texto, logo me veio a cabeça algo que não suporto com todas as minhas forças: Corrupção ambiental. Corrupção é oriundo do latim "corruptus", que vem a ser apodrecido, pútrido. Jogar lixo pela janela do ônibus é um tipo de corrupção. Jogar cigarro na calçada antes de entrar no transporte coletivo, também. Colar chiclete embaixo das carteiras da escola, outro exemplo.

Muito se fala em prejuízo aos cofres públicos, principalmente quando algum esperto desvia verbas públicas. Mas já paramos pra pensar nos gastos provenientes da Corrupção Ambiental? Quantas enchentes não poderiam ser evitadas? Aquele mísero plástico de bala que você sem querer deixou cair no chão vai acabar parando num ralo, onde encontrará zilhões da sua espécie. Aquele mísero plástico de bala demorará 100 anos para se decompor. Talvez seu neto, sofrerá com sua herança maldita.

Muito me chateia esse assunto. Posso até tentar aceitar atitudes de pessoas que vivem sem informação, o que é impressionante, mas são muitas. Mas não tolero quem tem acesso a ela, e não faz nada para colocar em prática. É questão de saúde, educação, higiene, respeito ao próximo, respeito ao meio ambiente e talvez o menos citado: questão de cidadania.

Eu sei o meu papel dentro da minha cidade. Procuro sempre conscientizar quem está ao meu redor. Sempre na minha mochila, você encontrará um saco plástico, meu personal-saquinho de lixo. Sempre o uso. E o melhor: Não vai cair minha mão! Jogar lixo no lixo é exercer sua cidadania. Para reclamar de quem é corrupto em Brasília, que tal começar a manter a cidade limpa. Só temos a ganhar.

Janela de ônibus não é lixeira, aliás, lixeiras é o que não faltam pela cidade. Para quem não sabe elas são laranjas, e em cada poste tem uma, com o bocão aberto, esperando seu mísero plástico de bala. Odeio quem vota, e joga o comprovante do voto no chão. No chão, não vai só o papel; vai o ideal propagado na tecla "Confirma", verde por ironia do destino.

Ah, não sou político. Prefiro ser América...






Fernando Santos
é torcedor do América e estudante de Jornalismo do 6º período na Universidade Estácio de Sá.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “V”

Valetudinário: É o indivíduo sujeito a enfermidades contínuas. Cara de sorte esse, né?

Varonil: Másculo; forte; heróico.

→ Vau: Lugar pouco fundo do rio ou do mar, onde se pode transitar a pé ou à cavalo.

*Fonte: Minidicionário Ruth Rocha.

Estágios & Empregos

Olha, hoje foi difícil achar vagas realmente interessantes, mas encontrei essa que, definitivamente, é o sonho de muita gente. Sendo assim, Aproveitem!

→ Estágios:

o A Petrobras Distribuidora está com inscrições abertas para o seu programa de estágio. As vagas são distribuídas entre os 23 estados brasileiros, com oportunidades em diversas áreas, entre as quais Comunicação Social. É necessário estar cursando os dois últimos anos da graduação. A bolsa-auxílio é de R$ 280,17, mais vale-refeição, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.br.com.br, no link "Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora", até o dia 15 de setembro.

terça-feira, 22 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “U”

→ Uatapu:
É o mesmo que búzio. Sabe Aquela conchinha?!

→ Ulular: Soltar uma voz triste e lamentosa; ganir; uivar. É mais usado para animais, geralmente cães.

→ Úvea: É a parte colorida dos olhos, ou como diz no dicionário, é a camada pigmentada da íris.

*Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

A Palavra é do Visitante

Participação: Marina de Farias

Apagão do Orkut

O site de relacionamentos Orkut da empresa Google, entrou em manutenção temporária na noite de segunda-feira (21). Algumas horas depois, a assessoria do Google informou que o site apenas entrou em manutenção para resolver problemas técnicos e alertou que os perfis não seriam afetados.

Porém, na hora exata em que o site entrou em manutenção temporária, era fácil encontrar boatos pela internet e, como muitas pessoas preferem dar mais atenção aos boatos invés de esperarem por um pronunciamento oficial, a manifestação dos usuários era enorme, principalmente em blogs. Um deles afirmava que o Orkut entrou em manutenção para encontrar perfis acusados de pedofilia, já que o Ministério Público enviou, no início do mês, uma espécie de ‘ultimato’ para a Google, para que o sigilo dos usuários denunciados seja quebrado e seus perfis deletados. A ação inclusive foi divulgada pelo Orkut. Outros sites, como a Folha Online, diziam que era para deletar perfis inativos e perfis que não possuíam cadastro de pessoas reais (“Fakes profiles”). Foi cogitado até a possibilidade de o site ficar em manutenção até sábado ou até setembro.

Hoje, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, anunciou que durante a segunda- feira, alguns usuários do site de relacionamentos tiveram problemas de acesso. Eles alegaram que o perfil tinha sido “hackeado”, e a visita nos perfis destes usuários não estava sendo possível. Por isso o site entrou em “manutenção temporária”, mas até agora o problema não foi resolvido. Alguns perfis continuam inacessíveis e o diretor do site diz que a hipótese dos perfis terem sido “hackeados” está descartada; o problema seria interno. Bem, a única coisa que os usuários dos perfis que aparentemente desapareceram podem fazer é esperar.








Marina de Farias
é estudante de Jornalismo e cursa o 6º período na Universidade Estácio de Sá.

Manifesto Comunista: 160 anos de atualidade

Hoje é aniversário de um dos “divisores de águas” da história

O "Manifesto Comunista", escrito por Marx e Engels completa hoje 160 anos. O texto, escrito em 1848, nada mais é do que um estudo do foi é o início da globalização, que começou com a inserção do capitalismo pela burguesia.

Mesmo tendo sido escrito há tanto tempo, este permanece sendo um dos textos mais importantes e "atuais" já escritos.

Confira a capa da 1ª edição do “Manifesto do Partido Comunista”:

Manifestantes cada vez mais criativos

Confira os novos outdoors que estão espalhados pela cidade

Aqueles que andam pelo município do Rio de janeiro devem ter notado os novos outdoors que estão espalhados pela cidade. Trata-se de um manifesto promovido pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), entidade do âmbito do Governo do Estado, que convoca a população para um ato público em defesa da vida. A mobilização ocorre amanhã, a partir das 9 horas. Confira (clique na imagem para vê-la ampliada!)!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “T”

Tabaréu: Se encaixa perfeitamente nesses tempos de festas julinas: É o mesmo que caipira.

Talar: Assolar; devastar.

Tez: Essa significa pele, cútis, a epiderme.

*Fonte: Minidicionário Ruth Rocha.

101 anos bem vividos

O adeus a Dercy Gonçalves

O blog analógico não poderia deixar de citar a tristeza da perda de um dos símbolos da TV e do teatro brasileiros e uma das maiorers "figuras" que já viveu. A atriz Dercy Gonçalves, de 101 anos, faleceu às 16h45 do último sábado (dia 19) no Hospital São Lucas, em Copacabana.

Hoje à tarde, por volta das 16 horas, o corpo chegou à Santa Maria Madalena, sua cidade natal. Faixas com frases de carinho à atriz foram penduradas nas janelas das casas. Dercy será sepultada no mausoléu que a família possui no local. No município as festividades em homenagem à padroeira da cidade chegaram a ser interrompidas. As festas serão permitidas apenas a partir do dia 22.

Estágios & Empregos

Hoje com diversas oportunidades. Tanto para publicitários, quanto para jornalistas. Aproveitem!

→ Estágios:

o RJ: A ONG Viva Rio está selecionando estudantes entre o 3º e o 5º período de Jornalismo para estágio em assessoria de imprensa. É necessário estudar à noite e ter inglês intermediário e interesse no terceiro setor. A bolsa-auxílio é de R$ 500, mais vale-transporte e vale-refeição.

Currículos para adrianalacerda@vivario.org.br.

o RJ: A Conectt Marketing Interativo S.A. oferece estágio para estudantes de Jornalismo ou Publicidade. São necessários conhecimentos em edição de textos online, boa redação para a web, bons conhecimentos de internet (hard user), excelente comunicação escrita em português, edição de conteúdo web, bons conhecimentos de arquitetura da informação e noções de usabilidade e navegabilidade.

Currículos para Lídia Sena Venâncio, pelo e-mail lidia.venancio@conectt.com.br.

o RJ: Agência de comunicação localizada em Niterói seleciona estudantes, a partir do 4º período de Jornalismo, para estágio em assessoria de imprensa. São necessários organização para lidar com prazos, planilhas, mailing e arquivos; criatividade para pensar e sugerir pautas; desenvoltura para lidar com jornalistas; e experiência em assessoria (se o candidato já tiver lidado com clientes de TI e agropecuária será um grande diferencial).

Currículos, aos cuidados de Daniela, pelo e-mail contato@ideiasa.com.

o RJ: O site tosembanda.com seleciona estudantes de Jornalismo para criação de pautas, desenvolvimento de reportagens, atualização de notícias e edição de imagens. São oferecidas quatro vagas sem obrigação de cumprir horários, apenas metas semanais.

Currículos para gabrielgrecco@tosembanda.com.

o RJ: Empresa seleciona estudantes matriculados no turno da noite, a partir do 6º período de Jornalismo, para estágio em assessoria. A bolsa-auxílio é de R$ 600, para trabalho de segunda a sexta-feira, em período integral. Para se candidatar ao cargo é necessário escrever um texto sobre o tema “Por que eu tenho interesse em estagiar na área de assessoria de imprensa” e enviá-lo, com o currículo e o assunto “Estágio”, para elecao.assessoria@gmail.com.

o RJ: Empresa procura estudantes de jornalismo interessados em atuar em redação, para veículo diário. Diferencial: experiência em redação e produção de textos. Bolsa a combinar.

Enviar currículos para: redacao@metromagazine.com.br.

o RJ: A Conectt Marketing Interativo S.A procura estudantes de Publicidade ou Jornalismo com as seguintes características:

- Conhecimentos em edição de textos online;
- Boa redação para Web;
- Bons conhecimentos de internet (hard user);
- Excelente comunicação escrita em português;
- Edição de conteúdo web;
- Bons conhecimentos de arquitetura de informação
- Noções de usabilidade;
- Noções de navegabilidade;

Contato: Lídia Sena Venâncio (lidia.venancio@conectt.com.br)

→ Empregos:

o RJ: A Printer Press disponibiliza uma vaga para jornalista residente no Rio de Janeiro, para trabalho no período de setembro/08 a maio/09 com experiência em assessoria de imprensa, grandes redações, inglês fluente para conversa e escrita. Enviar currículo com pretensão salarial, até dia 24.07.08, para o seguinte e-mail: rosangela@printerpress.com.br.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Imortais há 111 anos


ABL completa aos 111 anos e entrega Prêmios Literários 2008

A Academia Brasileira de Letras completa hoje 111 anos de história. Na sessão comemorativa, que foi realizada na Casa de Machado de Assis, foram entregues os Prêmios Literários de 2008

O romancista mineiro Autran Dourado foi o ganhador do Prêmio Machado de Assis deste ano. Entre seus livros, "Confissões de Narciso" (1997), "Ópera dos Fantoches" (1995), "A Serviço Del-Rei" (1984), "As Imaginações Pecaminosas" (Prêmio Goethe de Literatura 1981), "Os Sinos da Agonia" (1974) e "O Risco do Bordado" (1970).

A ABL também entregou os prêmios ABL de Ficção, Romance, Teatro e conto; ABL de Poesia; ABL de Tradução; ABL de Literatura Infanto-Juvenil; ABL de Cinema; ABL de Ensaio, Crítica e História Literária; e o Prêmio Francisco Alves, conferido a cada cinco anos para as áreas de Educação e Língua Portuguesa.

Confira a lista:

1) PRÊMIO MACHADO DE ASSIS (CONJUNTO DE OBRA)
Autran Dourado

2) PRÊMIO ABL DE POESIA
Izacyl Guimarães Ferreira ─ “Discurso Urbano”

3) PRÊMIO ABL DE FICÇÃO, ROMANCE, TEATRO E CONTO
José Alcides Pinto ─ “Tempo dos Mortos”

4) PRÊMIO ABL DE ENSAIO, CRÍTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA
Laurentino Gomes ─ “1808”

5) PRÊMIO ABL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Daniel Munduruku ─ “O Olho Bom do Menino”

6) PRÊMIO ABL DE TRADUÇÃO
Agenor Soares dos Santos
Leonardo Fróes

7) PRÊMIO ABL DE CINEMA
Jurandir de Oliveira ─ pelo roteiro adaptado do filme “O Quinze”

8) PRÊMIO FRANCISCO ALVES (PARA AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA)
Paulo Nathanael Pereira de Souza
Carlos Eduardo Falcão Uchoa


*Fonte – Site oficial da ABL

Futebolando

Noite infeliz para os cariocas

No dia em que se comemoram os 14 anos do tetracampeonato mundial de futebol, conquistado pelo Brasil nos EUA, Flamengo e Vasco entraram em campo pelo campeonato nacional.

O Rubro-negro não jogou bem. Mesmo com maior posse de bola, o time do técnico Caio Júnior não conseguiu marcar e acabou sofrendo a segunda derrota na competição. O Coritiba ganhou por 1 a 0, mas o Fla permanece na liderança.

O Vasco deu sorte. Em uma de suas piores apresentações o time da colina no brasileirão, a equipe conseguiu um empate aos 47 minutos da segunda etapa. O 1 a 1 com o Goiás, em São Januário, deixa o time na décima colocação.

No meio da Língua

Letra “S”

→ Sismo: É a denominação científica de terremoto.

→ Sobejo: Que sobra; demasiado; excessivo; inumerável; imenso; enorme; extraordinário; intenso. Trata-se da sobra de qualquer coisa.

→ Rustir: Enganar; lesar.

*Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

Cooltura - Cinema

Estréias no circuito neste dia 18

Sexta-feira com uma das estréias mais aguardadas do ano!

» Batman – O Cavaleiro das Trevas







Com: Christian Bale, Heath Ledger.

Sinopse: Em “Batman - O Cavaleiro das Trevas”, Batman continua lutando contra o crime e, em parceria com o Tenente Jim Gordon e com o promotor Harvey Dent, destrói diversas organizações criminosas de Gotham City. A parceria se mostra eficaz, mas eles logo se deparam com um reino de caos que aterroriza a cidade, gerada pelo genial criminoso conhecido como Coringa.

» A ilha da imaginação







Com: Jodie Foster, Gerard Butler.

Sinopse: Uma garota viaja com seu pai cientista para uma ilha isolada no Pacífico Sul. Ao se perderem no mar, ela passa a se comunicar eletronicamente com uma pessoa que ela acredita ser personagem de um livro, mas que, na realidade, é uma escritora reclusa.

» As aventuras de Molière







Com: Romain Duris, Fabrice Luchini.

Sinopse: O jovem diretor e ator de peças teatrais, Moliére, zombava da nobreza em suas peças popularescas em praças e tavernas animando a baixa classe francesa. Cada dia, ele e sua trupe se tornarvam mais populares entre os pobres até que, por não pagar as taxas obrigatórias ao governo, o rapaz acaba sendo preso. Tudo parecia perdido até que seus débitos foram pagos por Monsieur Jourdain, um rico empresário que, em troca do favor, deseja a ajuda do escritor para interpretar uma cena para cortejar uma bela moça, Célimène. Como o empresário é casado e pai de duas filhas, o segredo deve ser mantido e o ator é levado a casa como um religioso, amigo de Jourdain.

» Meu irmão é filho único







Com:
Elio Germano, Riccardo Scamarcio.

Sinopse: Crescendo juntos em uma pequena cidade italiana nas décadas de 60 e 70, os irmãos Accio e Manrico personificam e celebram diferentes posicionamentos políticos, mas dividem o mesmo amor incondicional por uma única mulher... o que promete ameaçar seriamente o seu relacionamento. Observe o crescimento dos irmãos, um fascista e outro socialista, no decorrer de 15 anos, com o tumultuado cenário sócio-político da Itália como pano de fundo. Eles vão amadurecer seus argumentos e conflitos, vão se separar pelos revezes do tempo e vão se reunir magneticamente graças à sabedoria da idade.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “R”

Racemo: É o mesmo que “cacho de uvas”.

Reboar: Fazer eco; repercutir; retumbar.

Repa: Fiapo ou fio de cabelo.

*Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Futebolando

Fluminense

Pois bem, não deu para o tricolor. Com direito a uma atuação de gala do Palmeiras no segundo tempo o Fluminense acabou derrotado por 3 a 1 e segue na luta para sair da zona de rebaixamento. Com a vitória o Verdão fica com a quarta colocação e finalmente voltou ao G-4, com 21 pontos.

Botafogo

A estrela solitária sim brilhou! O alvinegro conseguiu uma ótima vitória sobre o Ipatinga, por 4 a 0, e agora passa a ocupar o décimo lugar no Brasileirão, com 15 pontos. O Ipatinga segue como lanterna da competição, com apenas 7 pontos.

Brasil e Bolívia no Engenhão

Para quem ainda não sabe, O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, confirmou que a partida entre Brasil e Bolívia, válida pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, será realizada no Engenhão, no dia 10 de setembro, às 21h50.

Essa é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para que quem ainda não teve a chance de comparecer ao Estádio João Havelange, um dos mais modernos do país.

Alguém se espantou?

Agora me diz: e a novidade?

A operação "Pecado Capital", comandada pelo Ministério Público Estadual, prendeu na última terça-feira dois ex-secretários de estado do período em que Rosinha Matheus esteve no governo: Gílson Cantarino, da Saúde, e o de Trabalho e Renda, Marco Antônio Lucidi.

Além disso, a juíza da 4ª Vara de Fazenda Pública, Maria Paula Gouvêa Galhardo, concedeu, no início da noite de ontem, liminar requerida pelo Ministério Público Estadual decretando o bloqueio de verbas e o arresto dos bens pertencentes à ex-governadora e ao seu marido, o também ex-governador Anthony Garotinho.

Quem se espantou com essa notícia deve ser mesmo muito inocente...

E os "trapalhões" agem novamente

PM mata outro inocente no Rio de janeiro

Não, não são Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Trata-se de mais uma ação desastrosa da PM carioca. Passados nove dias da morte do menino João Roberto, de 3 anos, policiais militares voltaram a matar ontem, por "engano" (Incompetência? Despreparo?), mais um inocente. Desta vez a vítima foi o administrador de empresas Luiz Carlos Soares da Costa, de 36 anos.

Luiz estava em seu carro e falava ao celular com a mulher quando foi surpreendido por um assaltante. Dois PMs perceberam a ação suspeita e iniciaram uma perseguição que terminou em tiroteio. O carro era dirigido pelo assaltante Jefferson dos Santos Leal, de 18 anos, que levou um tiro nas costas. O administrador levou três tiros e morreu.

Para completar, imagens do "SBT" gravadas minutos após o confronto mostram que, depois de baleados, os dois homens foram retirados do carro e arrastados pelas pernas no asfalto da Avenida Brasil pelos policiais militares, antes de serem colocados em um carro e levados para o Hospital Geral de Bonsucesso.

Segundo o delegado José de Moraes Ferreira a morte de Costa foi "um erro de execução" e não um crime. Já para o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, a Polícia agiu corretamente ao disparar contra o carro. Eles teriam errado apenas, segundo Beltrame, na forma de retirar o assaltante e a vítima.

Nesse momento faço minhas as palavras de Bóris Casoy: "Isto é uma vergonha!"

Confira as imagens exclusivas feitas pelo repórter cinematográfico José Lucas, do SBT, no link http://br.youtube.com/watch?v=MsBEVZKAl5E

Agora é que são elas!

Mulheres são maioria no eleitorado brasileiro

O Brasil é cada vez mais feminino. De acordo com a estatística do perfil do eleitorado brasileiro divulgada ontem, dia 15, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 51,8% do universo de mais de 130 milhões de eleitores registrados são do sexo feminino. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 160 mil eleitores não informaram o sexo à Justiça Eleitoral.

As eleições de 2008 serão realizadas em mais de 400 mil seções espalhadas pelos 5.563 municípios do país, onde serão escolhidos prefeitos, vices e vereadores nas eleições de 5 de outubro.

São 93.906 locais de votação em 3.010 zonas. São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, com quase 30 milhões de eleitores, conta com o maior numero de seções – 73.316, ou 18,31% do total nacional. Em Roraima – menor colégio eleitoral do Brasil, com 247.792 eleitores, estão localizadas apenas 894 seções.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Futebolando

Gaúcho “à Milanesa”

Ronaldinho Gaúcho já tem seu futuro definido. O craque brasileiro é o mais novo reforço do Milan. Dirigentes do clube italiano passaram quase toda a terça-feira negociando com a diretoria do Barcelona, na Espanha, e finalmente chegaram a um acordo.

O contrato será válido por três anos. O clube italiano desembolsou cerca de 20 milhões de euros (R$ 50,7 milhões) pelo Gaúcho. O jogador viaja para Milão na manhã desta quarta-feira para fazer exames médicos e já deve se apresentar junto aos demais jogadores do elenco.

A única dúvida que fica é: Será que ele vai para as Olimpíadas?

No meio da Língua

Letra “Q”

Quebrantar: Quebrar; abater; tirar a energia, o vigor. Pode ser ainda suavizar; abrandar.

Quiçá: É um advérbio que significa talvez; porventura..

Quizila: Antipatia; rixa; inimizade.

*Fonte: Minidicionário Ruth Rocha.

A Palavra é do Visitante

Semana passada o Blog estava de Luto. Hoje volto com uma das colunas mais visitadas.

Participação: Bruno Ferraz


Hábito imposto

Será que as pessoas mudam o seu modo de agir, apenas com campanhas publicitárias? Ou só se modificam com medidas drásticas, que os levam a prisão? Depois que vigorou a Lei Seca, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas, os motoristas das grandes cidades no Brasil, estão mudando seus hábitos, principalmente à noite. O dia 20 de junho de 2008 ficará marcado na história de todos os brasileiros.

O índice do número de mortos em acidentes de trânsito caiu visivelmente. Ocorreu uma queda de 42% de mortes e 17% no número de feridos, só no Estado do Rio de Janeiro. Muitas famílias deixaram e deixarão de chorar.

A publicidade contra o abuso do álcool dos motoristas, em parte é importante, porém não estava dando muito resultado. Quando uma lei rígida como a “lei seca” vigora, e prende motoristas que ultrapassam o número de concentração de 6 dg/l de sangue, tudo muda. A “conscientização forçada” dá um resultado bem, mais rápido.

Com essas mudanças, alguns setores de trabalho mudaram seus hábitos também, tanto na qualidade, quanto na quantidade. Agora com a diminuição de acidentes no trânsito, os médicos de hospitais públicos poderão dar mais atenção a outros tipos de acidentes, assim ocorrendo a redução da superlotação, tão constante nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro setor que está aproveitado desse fato é o Hoteleiro, que está oferecendo altos descontos para a hospedagem, logo depois que as pessoas beberem em seus bares e restaurantes.

Agora a solução para motoristas que costumavam beber e logo depois dirigir, é, evidentemente, não beber. Ou recorrer a outro tipo de transporte como, ônibus, táxi e metrô.

“Se beber não dirija e se for dirigir não beba”. Essa frase pode ser de praxe, mas funciona.

Bruno Ferraz é estudante de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Estágios & Empregos

Era para ter ido ao ar ontem. Não poderia deixar de postar.

→ Estágios:

o RJ: A Mark Assessoria seleciona estudantes de Jornalismo que estejam cursando a partir do 4º período para estágio na área de clipping. A empresa oferece bolsa-auxílio e vale-transporte.

o RJ: O Jornal Atual, em expansão na Zona Oeste e na Costa Verde do Rio, oferece duas vagas de estágio para estudantes de Jornalismo que morem nestas localidades e estejam cursando a partir do 5º período.

o RJ: A Globosat seleciona estudantes de Comunicação Social, Letras ou Relações Internacionais com previsão de formatura para, no mínimo, julho de 2009 para estágio. São necessários disponibilidade para trabalhar seis horas diárias, conhecimentos avançados do Pacote Office e inglês fluente.

Os interessados devem cadastrar currículo no site www.globosat.com.br/bancodetalentos, no link Oportunidades — Estágio na Área de Conteúdo.

Dica da Vez:

Desde o último dia 10, passei a receber em minha caixa de e-mails o "Ex-blog" do prefeito Cesar Maia. Tá ai, gostei. Há muita baboseira, é verdade, mas também há coisas interessantes.

Na mensagem que me foi encaminhada hoje, um link muito útil me chamou a atenção. Trata-se do Site especial do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Nele é possível acompanhar a cobertura jornalística dos principais candidatos às eleições municipais nos mais importantes jornais, a princípio de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Essa é uma ótima sugestão para jornalistas e publicitários curiosos, para a imprensa e para as assessorias de todos os candidatos.

Confira! -> http://doxa.iuperj.br/eleicoes2008.html

Sumi sim, mas por bons motivos

Um estudante de jornalismo vive de projetos. Eu, como todos deveriam ter, tenho vários.

Eu estudo, faço estágio (e a partir de agosto farei dois), tenho este blog, sou (ou pelo menos tento ser) músico, faço cursos... Ou seja, não paro. Então, às vezes fica difícil a postagem diária por aqui. Mas tento compensar da melhor maneira possível.

Na semana passada participei de entrevistas, tivemos a apresentação da minha banda, visitei parentes que não via há algum tempo, por isso andei um pouco "sumido".

Muitas coisas aconteceram e acabaram não comentadas. Mas coisas novas acontecerão e, com certeza, terei a oportunidade de citar. Peço desculpas pelo sumiço e "vâmo que vâmo"!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Aonde vamos parar?

A triste e dura realidade em que vivemos

Hoje resolvi abdicar de todas minhas "colunas virtuais". Peço desculpas àqueles que acompanham "A palavra é do visitante" e "No meio da língua", mas essa desistência em publicá-los hoje tem um porquê. Aliás, não sei se tem porquê.

Nesta data o "Blog Analógico" está de luto. De luto pela morte do menino João Roberto, de apenas três anos.

No último domingo, João Roberto voltava de uma festa infantil com a mãe, a advogada Alessandra Soares, e o irmão, Vinícius, de 9 meses. Às 19h30, dois policiais faziam patrulhamento na Rua Uruguai, na Tijuca, quando avistaram quatro homens dentro de um Stilo preto em atitude suspeita. Quando o carro da PM se aproximou, o motorista acelerou.

Em poucos minutos, os suspeitos entraram na Rua Espírito Santo Cardoso, onde houve o tiroteio. Alessandra estava a 50 metros do prédio onde mora, quando percebeu a viatura atrás em alta velocidade. Ela então encostou o carro, um Palio Weekend cinza chumbo, para dar passagem. Os policiais saíram, se posicionaram atrás e dispararam com fuzis e pistolas.

Os PMs só pararam de atirar quando a mãe saiu do carro, gritando que haviam matado seu filho. O carro dos criminosos já havia deixado o local, após bater em dois veículos parados na rua.

Pouco mais de 20 horas depois de a Polícia Militar disparar mais de 15 tiros contra o carro da advogada, foi anunciada, às 16 horas de ontem, a morte cerebral do seu filho.

A polícia abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) e determinou a prisão administrativa por 72 horas dos militares. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, pediu desculpas publicamente e assumiu a "falha". O governador, Sérgio Cabral, comentou a morte do menino e avaliou a situação como sendo um "erro fatal" a ação dos policiais militares envolvidos no confronto. Mas, e dai? De que isso vai adiantar?

Lá se foi mais uma criança. Graças à incompetência dos nossos policiais. Aonde vamos parar?

Ainda hoje, pouco depois das 17h, o menino foi enterrado aos de gritos de “justiça". João foi enterrado vestindo a roupa do Homem-Aranha, seu personagem preferido, que seria tema da sua festa de aniversário de 4 anos, no próximo dia 29.

É triste ter que acompanhar mais esse tipo de notícia. Parece que só as tragédias vendem jornais e dão audiência, mas, na realidade, essa é a realidade.

Espero que esses pedidos de "justiça" um dia sejam acatados e que não ocorram mais "erros fatais" ou "falhas".

segunda-feira, 7 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “P”

Parálio: Próximo do mar; marítimo.

Parla: Fala, conversa, falatório.

Porfia: Disputa, discussão, obstinação.

*Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa O Globo.

Estágios & Empregos

Segue as oportunidades:

→ Estágios:

o RJ: O Programa Bem Melhor, do canal 36 da NET de Niterói, contrata dois cinegrafistas em caráter de urgência. É necessário estar cursando a partir do 4º período de Comunicação Social e ter disponibilidade para trabalho no período da manhã ou tarde, além de experiência na área.
Currículos, até o próximo dia 12, para bemmelhor@unnomultimidia.com.br.

o RJ: A Grande Angular Comunicação oferece oportunidade de estágio em jornalismo para estudantes a partir do 5º período, de preferência que estudem ou morem na Barra da Tijuca, Jacarepaguá ou Recreio.
Contatos através do e-mail: contato@grandeangularcomunicacao.com.br.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Dica da vez:

Download de arquivos de livros, revistas, jornais, etc.

Recebi por e-mail a dica de um site muito interessante. Nele você pode baixar arquivos de livros, revistas, jornais, gibis, enciclopédias e outros.

O site endereço é: http://www.viciadosemlivros.com.br/

Façam bom proveito!

No meio da Língua

Letra “O”

Oclofobia: Horror ou aversão à plebe, à multidão.

Orbe: Esfera, globo, redondeza. Pode ser também um corpo celeste, um planeta, uma esfera ou um astro.

Ósculo: Beijo.

*Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Cooltura - Cinema

Estréias no circuito neste dia 4

Apenas duas Estréias, mas estréias de peso.

» Hancock

Com: Will Smith, Charlize Theron.

Sinopse: Existem heróis. Existem super-heróis. E existe Hancock. Um grande poder traz uma grande responsabilidade - tudo mundo sabe disso - bom, tudo mundo menos Hancock. Mal humorado, invocado, sarcástico e incompreendido, os feitos heróicos de Hancock podem ser bem intencionados, cumprir o serviço e salvar muitas vidas, mas parece deixar no seu encalço um rastro assombroso de destruição. Hancock não é um homem que liga para o que pensam dele - até o dia em que salva a vida do executivo de relações públicas, Ray Embrey, e o super-herói impopular começam a tomar consciência de que tem um lado vulnerável, afinal.

» Kunf Fu Panda


Sinopse:
Panda Po é o bicho mais preguiçoso de todo o vale da paz, mas acaba sendo escolhido para proteger o local quando aparecem inimigos.

Futebolando

Mesmo com atraso, há dois "eventos" que marcaram a semana futebolística e que não poderiam deixar de ser comentados. A primeira é a derrota do Fluminense para a LDU ontem à noite, calando o Maracanã. A segunda, bem menos desastrosa, é a comemoração das bodas de ouro da conquista da primeira copa do mundo pelos "meninos" do Brasil em 1950.

Ééééé... Não deu!

É a mais esfarrapada das desculpas, mas, o que fazer? Não deu! O Fluminense, mesmo com o Maracanã, sua casa, lotado não conseguiu reverter a vantagem da LDU e perdeu o título da Copa Libertadores. O tricolor das Laranjeiras venceu o jogo no Maracanã por 3 a 1 (0 a 0 na prorrogação), mas perdeu nos pênaltis por 3 a 1.

Não foi por falta de mérito. O time equatoriano não chegou a final da Libertadores à toa. A equipe é formada por grandes jogadores, boa parte deles compondo as seleções de seus países e conseguiu uma boa vantagem jogando na sua casa, em Quito. Agora, Guerrón e companhia limitada podem comemorar com vontade o primeiro título daquele país na competição das Américas.

Não acredito, também, que tenha sido na, como dizem, "loteria" dos pênaltis. Cobrar uma penalidade máxima em uma decisão, após 120 minutos de jogo exige muita competência. Coisa que o Fluminense não teve.

Resta agora ao tricolor carioca tentar manter a equipe e largar de vez a "lanterna" do Brasileirão. Tarefa que não será nada fácil.

50 anos e quatro dias

Estou atrasado, confesso, mas não poderia deixar de ressaltar essa data tão significativa para o futebol brasileiro. Salve Gilmar, De Sordi, Didi, Djalma Santos, o Capitão Bellini, Orlando, Mauro, Zózimo, Nilton Santos, Oreco, Zito, Castilho, Dino Sani, Moacir, Mazzola, Vavá, Dida, Joel, Pepe, Zagallo, Garrincha e, para finalizar, o eterno Pelé. Salve todos aqueles que souberam honrar como ninguém a camisa verde e amarela.

Era uma época em que não havia patrocínios, premiações milionárias, transmissão televisiva, caprichos e nem mesmo o dryfit que hoje veste os atletas. Naquela época, se jogava por prazer, por gratidão, por amor à camisa. Dava-se em campo sangue, coração e alma na luta de cada jogo.

O Brasil era um grande desconhecido, que passou a "existir" no mapa graças a esses jogadores. A magia e o brilho dos campeões mundiais era a mais clara demonstração do que é o "futebol arte". O mundo passou a conhecer nos e respeitar nos devido a esses atletas. Só há duas coisas a serem ditas:

Obrigado e parabéns!

terça-feira, 1 de julho de 2008

No meio da Língua

Letra “N”

Navígero: É o mesmo que navegável.

Nictação: É o ato de abaixar ou erguer as pálpebras; piscar.

Noitibó: Pessoa pouco sociável, ou que só aparece de noite.

*Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

A palavra é do Visitante

Participação: Laura Machado

Da prática para sala de aula – Entrevista com Paulo Araújo

Paulo Araújo é um dos responsáveis pela inclusão da cadeira de fotojornalismo nas faculdades de comunicação social brasileiras. Este profissional tem a fotografia no sangue, é filho do fotojornalista Paulo Moreira. Após mais de 30 anos de experiência e sucesso na mesma profissão do pai, teve fotos premiadas inclusive pela ONU. Paulinho, como é chamado pelos colegas da imprensa, retornou em 2005 para a sala de aula na Universidade Estácio de Sá, em busca de um diploma universitário de jornalista para conquistar seu sonho de ser professor e dividir o que aprendeu com os que desejam ingressar na área. O fotojornalista é casado, pai de três filhos, avô do Davi, e formado em Teologia. Conheça um pouco mais da vida acadêmica e da carreira deste profissional:

Laura MachadoComo surgiu seu interesse pela fotografia?
Paulo Araújo – Além do meu pai ser fotojornalista, minha mãe trabalhava com fotografia de eventos. Então, cresci vendo a magia desta profissão e ouvindo conversas sobre revelação, fotografias e outros temas ligados ao assunto. Quando tinha uns seis anos meu pai me levava nos finais de semana para o Diário de Notícias e eu participava das pautas. Mas gostava da área de saúde, tanto que fiz curso técnico em Patologia no Liceu de Artes e Ofícios. E até fui aprovado no vestibular para Medicina para Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) em Teresópolis, mas não pude cursar por falta de recursos financeiros.

LMSe tinha este interesse pela área de biomédica, como se tornou um fotojornalista? Seu pai, Paulo Moreira, o ajudou nesta escolha?
PA – Meu pai não queria que eu fizesse fotografia, pois achava uma carreira muito sacrificada. Quando tinha 15 anos, vendi minha prancha de surf e minha bicicleta para poder comprar minha primeira máquina escondido dele. Depois, em segredo, pedi um estágio para Rufino Borba, da Gazeta de Notícias. Fiz este estágio escondido do meu pai por uns dois anos. Quando o encontrava na rua, dizia apenas que estava acompanhando o Borba. Foi na Gazeta que tirei meu registro profissional.

LME como foi que finalmente seu pai descobriu que era seu colega de profissão?
PA – Meu pai já desconfiava que eu estivesse trabalhando na área, pois seus amigos comentavam sobre as minhas fotografias que tinham destaque. Mas logo depois que não pude ir cursar Medicina em Teresópolis consegui meu primeiro emprego com carteira assinada no jornal O Fluminense, em Niterói. Foi então que contei para meu pai que éramos colegas de profissão.

LMQual foi a sua primeira fotografia publicada na primeira página?
PA – Foi durante o estágio na Gazeta que consegui a primeira. A foto foi de um dublê de Roberto Carlos que tinha se suicidado pulando de um prédio no Centro. Vibrei muito ao ver a minha foto com tanto destaque.

LMConte sobre suas lutas pela melhoria da categoria.
PA – Quando trabalhava no Fluminense, percebi a injustiça, pois os jornalistas do estado do Rio de Janeiro recebiam bem menos que os da capital. Briguei muito pela unificação dos sindicatos da capital com o do estado do Rio de Janeiro. Nesta época, Alberto Torres, dono do Fluminense, mandou me demitir.

LMDepois desta demissão, o que fez para continuar trabalhando na área? Continuou lutando pela classe?
PA – Comecei a participar de vários congressos de Comunicação. Junto com os amigos fotojornalistas João Roberto Ripper, na época do Globo, e Dr. Hugo de Góes, que também era advogado, queríamos a implantação da cadeira de fotojornalismo nas faculdades de jornalismo. Após muitas discussões conseguimos esta conquista no congresso realizado em Belo Horizonte, em 1982. Nesta época fiz muitos trabalhos como free lancer. Fui convidado para fazer fotografias para O Globo, Jornal do Brasil, Contigo e vários outros veículos.

LMEsta sua postura de luta pela inclusão da cadeira de fotojornalismo demonstra sua preocupação com a formação acadêmica. Conte um pouco sobre a sua.
PA – Em 83 ou 84 fiz vestibular para Jornalismo na Gama Filho. Porém, comecei a trabalhar no jornal O Dia cobrindo as folgas, sem um horário fixo. E ficou muito complicado conciliar os estudos com a faculdade. Aos trancos, consegui completar até o 4º período antes de trancar a matrícula. Lecionei por um tempo como leigo na Igreja Baptista Peniel, na Tijuca. Então em 1990, ingressei no curso de Teologia do Seminário Teológico Evangélico Peniel. Em 1994 me formei bacharel em Teologia.

LMPor que decidiu voltar para vida acadêmica e cursar Jornalismo na Estácio de Sá?
PA - Para terminar este projeto de concluir o curso de Comunicação que está inacabado na minha vida. E, se tiver oportunidade, gostaria muito de ser professor para compartilhar minhas experiências.

LMQual a maior dificuldade que tem encontrado neste retorno a sala de aula?
PA – A falta de tempo para me dedicar mais aos estudos.

LMComo já tem 30 anos de experiência prática no fotojornalismo, o que tem achado das disciplinas que cursa na faculdade?
PA – Tenho gostado muito da parte teórica como, por exemplo, comunicação comunitária, pois estou tendo a oportunidade de ter uma nova visão da Comunicação. Também gostei da matéria estética e comunicação de massa.

LMSe pudesse escolher as editorias para trabalhar, qual seria a que gostaria mais de fazer e a que não faria?
PA – Gosto muito da editoria de política pela possibilidade de fazer uma crônica com os políticos. Por exemplo, o que fiz naquela fotografia da Lílian Ramos sem calcinha ao lado do então presidente Itamar Franco durante o carnaval. Não gosto da editoria de cidade, especialmente de pautas como buraco, lixo, obras de Metrô etc.

LMQual a fotografia que teve que fazer, mas que gostaria de não ter feito?
PA – Foi a do Cazuza com Aids para uma capa da Contigo me senti mal fazendo aquela fotografia porque explorava muito a imagem doente dele para vender revistas.

LM - Quais são as dificuldades e as facilidades da vida do fotojornalista?
PA – Dificuldades são muitas, como o perigo, o risco de morte no trabalho. Temos que subir morro com tiroteio, viver sempre com muita pressa, pois tudo é para ontem. Facilidades a princípio não vejo nenhuma vantagem nesta profissão, estamos sempre trabalhando. Talvez seja uma facilidade poder transitar pelos mais diferentes ambientes, por exemplo, de manhã estar com traficantes e no mesmo dia mais tarde com o presidente da república.

LMQuais são as tristezas e alegrias de um fotojornalista?
PA – Tristezas são em média de 10 a 12 horas por dia de trabalho, sem uma rotina certa com hora para entrar e para sair ou hora para almoçar. E nem todos os dias têm uma fotografia minha no jornal. Outra tristeza é o salário baixo, o mercado está saturado e isso é desanimador. Alegria nesta profissão é poder ver que o fruto do seu trabalho pode ajudar uma pessoa. Por exemplo, fotos denunciando o abandono de um hospital podem alertar as autoridades a melhorar o atendimento e beneficiar a vida da população.

LMO que faz o profissional se tornar um bom fotojornalista?
PA – Ter experiência, saber editar bem e ter um olhar peculiar para não perder o “click” que fará a diferença.

LMUma mensagem para quem quer ser fotojornalista.
PA – Na faculdade, tenho visto que os alunos não se aplicam aos estudos, vejo muita gente brincando em sala de aula. A briga no mercado é matando um leão a cada dia. Por isso, quem quer seguir a profissão tem que se preparar. Visitar exposições, assistir filmes e ler. O mercado não tem espaço, mas a pessoa sempre pode criar oportunidades. Quando se quer algo, tem que se querer muito.




Laura Machado é formada em direito pela UFRJ e, atualmente, estuda jornalismo na Universidade Estácio de Sá.