terça-feira, 22 de julho de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Marina de Farias

Apagão do Orkut

O site de relacionamentos Orkut da empresa Google, entrou em manutenção temporária na noite de segunda-feira (21). Algumas horas depois, a assessoria do Google informou que o site apenas entrou em manutenção para resolver problemas técnicos e alertou que os perfis não seriam afetados.

Porém, na hora exata em que o site entrou em manutenção temporária, era fácil encontrar boatos pela internet e, como muitas pessoas preferem dar mais atenção aos boatos invés de esperarem por um pronunciamento oficial, a manifestação dos usuários era enorme, principalmente em blogs. Um deles afirmava que o Orkut entrou em manutenção para encontrar perfis acusados de pedofilia, já que o Ministério Público enviou, no início do mês, uma espécie de ‘ultimato’ para a Google, para que o sigilo dos usuários denunciados seja quebrado e seus perfis deletados. A ação inclusive foi divulgada pelo Orkut. Outros sites, como a Folha Online, diziam que era para deletar perfis inativos e perfis que não possuíam cadastro de pessoas reais (“Fakes profiles”). Foi cogitado até a possibilidade de o site ficar em manutenção até sábado ou até setembro.

Hoje, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, anunciou que durante a segunda- feira, alguns usuários do site de relacionamentos tiveram problemas de acesso. Eles alegaram que o perfil tinha sido “hackeado”, e a visita nos perfis destes usuários não estava sendo possível. Por isso o site entrou em “manutenção temporária”, mas até agora o problema não foi resolvido. Alguns perfis continuam inacessíveis e o diretor do site diz que a hipótese dos perfis terem sido “hackeados” está descartada; o problema seria interno. Bem, a única coisa que os usuários dos perfis que aparentemente desapareceram podem fazer é esperar.








Marina de Farias
é estudante de Jornalismo e cursa o 6º período na Universidade Estácio de Sá.

Nenhum comentário: