terça-feira, 15 de julho de 2008

A Palavra é do Visitante

Semana passada o Blog estava de Luto. Hoje volto com uma das colunas mais visitadas.

Participação: Bruno Ferraz


Hábito imposto

Será que as pessoas mudam o seu modo de agir, apenas com campanhas publicitárias? Ou só se modificam com medidas drásticas, que os levam a prisão? Depois que vigorou a Lei Seca, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas, os motoristas das grandes cidades no Brasil, estão mudando seus hábitos, principalmente à noite. O dia 20 de junho de 2008 ficará marcado na história de todos os brasileiros.

O índice do número de mortos em acidentes de trânsito caiu visivelmente. Ocorreu uma queda de 42% de mortes e 17% no número de feridos, só no Estado do Rio de Janeiro. Muitas famílias deixaram e deixarão de chorar.

A publicidade contra o abuso do álcool dos motoristas, em parte é importante, porém não estava dando muito resultado. Quando uma lei rígida como a “lei seca” vigora, e prende motoristas que ultrapassam o número de concentração de 6 dg/l de sangue, tudo muda. A “conscientização forçada” dá um resultado bem, mais rápido.

Com essas mudanças, alguns setores de trabalho mudaram seus hábitos também, tanto na qualidade, quanto na quantidade. Agora com a diminuição de acidentes no trânsito, os médicos de hospitais públicos poderão dar mais atenção a outros tipos de acidentes, assim ocorrendo a redução da superlotação, tão constante nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro setor que está aproveitado desse fato é o Hoteleiro, que está oferecendo altos descontos para a hospedagem, logo depois que as pessoas beberem em seus bares e restaurantes.

Agora a solução para motoristas que costumavam beber e logo depois dirigir, é, evidentemente, não beber. Ou recorrer a outro tipo de transporte como, ônibus, táxi e metrô.

“Se beber não dirija e se for dirigir não beba”. Essa frase pode ser de praxe, mas funciona.

Bruno Ferraz é estudante de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

2 comentários:

graçaferraz31222 disse...

A bebida alcoólica quando consumida sem responsabilidade, só causa tragédias.

graçaferraz31222 disse...

A bebida alcoólica quando consumida sem responsabilidade, só causa tragédias.