segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Um lixo cada vez mais nocivo

Vamos dar mais atenção aos perigos do lixo eletrônico

Dia desses estava lendo uma revista e uma matéria me chamou a atenção. O título da reportagem era: "Um novo desafio ambiental" e falava sobre o lixo eletrônico ou e-waste.

Nunca havia prestado atenção a isso, mas, realmente, este é um problema que vem crescendo gradativamente, junto do consumo de aparelhos eletroeletrônicos e ainda não tem uma solução definitiva.

O maior problema não fica nem a cargo do descarte e sim, muito antes, na extração das matérias-primas à fabricação dos aparelhos. Muitos deles utilizam de metais tóxicos em seus componentes que podem agredir a natureza caso descartados de forma irregular. Por esse motivo, esse acaba se tornando um lixo duplamente nocivo ao meio ambiente, pois causa danos tanto ao ser descartado quanto ao ser produzido.

Só para dar uma noção, o lixo eletrônico cresce três vezes mais rápido do que o lixo comum. Portanto, é necessário que as empresas e governos desenvolvam soluções eficazes para superar a ameaça do lixo eletrônico. Uma dessas possíveis soluções seria a desmontagem e separação do que é diretamente reciclável. Isso minimizaria o problema, mas ainda não é o que resolveria o problema.

Vamos ficar ligados! A mãe natureza agradece!

Nenhum comentário: