quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Web do futuro, presente

Ultimamente tenho ouvido falar quase que diariamente na bendita "web 2.0". Esse "novo" conceito de internet está modificando o modo de visão e utilização da grande rede, criando novos conceitos e uma nova forma de encarar o mundo virtual por parte de usuários e desenvolvedores.

Para quem não sabe, a web 2.0 não se refere à atualização nas especificações técnicas da internet, mas sim, no aumento de velocidade e facilidade no uso de aplicativos Web. Como assim? Eu explico: na Web 2.0 os softwares funcionam pela Internet. Você não precisa ter o Office, por exemplo, instalado na sua máquina. Esses softwares passam a ser serviços fornecidos online; pagos ou não. Os webmails são um bom exemplo disso.

O "novo" conceito permite ainda que usuários comuns, que até então não possuíam conhecimentos necessários para publicar um conteúdo na internet publiquem e consumam informação constantemente. Um exemplo é o próprio Blog, o Orkut ou a Wikipedia.

Essa, a minha visão, é apenas uma das diversas existentes por ai. Há que ouse falar na web 3.0, onde não apenas conteúdos, mas bases de dados seriam compartilhados. Mas essa é outra história!

Nenhum comentário: