segunda-feira, 29 de setembro de 2008

29 de setembro de 2008: 100 anos sem o 1º imortal

Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplismente Machado de Assis, autor de algumas das mais consagradas obras da literatura brasileira faleceu nesta mesma data, há 100 anos atrás.

Machado tinha 69 anos e faleceu em sua casa, no Cosme Velho, hoje tombada pela Prefeitura, pondo fim ao sofrimento que vivera desde de a perda de sua esposa, Carolina, três anos antes.

Li uma frase no JB de hoje que descreve bem o escritor. Ela é a seguinte: "Machado de Assis foi um autor singular no panorama literário do seu tempo. Primou pelo uso essencial das palavras para exprimir seu pensamento. Usou intensamente recursos de metralinguagem e envolveu a participação do leitor em suas narrativas. Exercitou a ironia e o sarcasmo como ferramentas de crítica social."

Quer mais? Ele foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e dramaturgo. De quebra, ainda foi o fundador da Academia Brasileira de Letras.

Eu prefiro resumir da seguinte forma: "brilhante!".

Parabéns, Machado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Machado. Ei amiguinho, Fernanda me deu o recado, mas é o seguinte: essa semana está meio impossível escrever o texto. Estou em provas até amanhã (vc também, né??) e de quebra vou ter que regravar minha passagem e imagens de apoio pra matéria da Cupello. :p
Assim que eu tiver um tempo livre escrevo... A propósito, é pra ser publicado quando? Se eu tiver uma idéia fica mais fácil me organizar, sentar o bumbum e escrever! Beijo