terça-feira, 30 de setembro de 2008

Brincadeirinhas de gente grande

Nunca tinha ouvido falar, mas as "rodas da fortuna", estão com tudo entre os jovens.

Dia desses uma amiga do trabalho veio me perguntar se eu conhecia o sistema. Ela me explicou que cada integrante daria R$100 e que aquele que estivesse no centro da "roda" receberia R$800. A "roda" giraria, novos integrantes seriam convocados pelos participantes, até que todos recebessem, também, a mesma quantia (?). Ou seja, uma forma fácil e rápida de ganhar dinheiro.

Minha namorada foi outra que também foi "seduzida" por uma dessas "correntes de amigos". Ela me veio com a mesma história e disse que conhecidos entraram no jogo em ocasiões de ganhar, no primeiro giro da "roda" R$5 mil. Impressionante, não?

Para ambas, fiz o mesmo discurso: "Impossível! esse negócio só pode ser furada!". Não deu outra. Nem uma semana após ter recebido essas informações, saiu na capa da edição da revista Megazine do jornal O Globo de hoje a matéria "Roda da (des)fortuna".

A reportagem critica o esquema que falha quando algum dos participantes não consegue cooptar outras pessoas. Dessa maneira, o núcleo da "roda" não consegue receber o dinheiro e, assim, a "corrente" se quebra, deixando os participantes no prejuízo. Há registros de "rodas" em que os participantes chegaram a perder R$10 mil.

Portanto, é preciso ficar atento e prestar bastante atenção à essas brincadeiras de gente grande, que na Europa, movimentam milhões de Euros.

Nenhum comentário: