quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Palácio que adormece

Hoje, fazendo o Clipping de rádio e TV no trabalho, vi uma notícia que nada me agradou. O Cine Palácio irá fechar suas portas. Ou seja: mais um cinema de rua que desaparece do Rio de Janeiro. Por que? Falta de Patrocínio.

Esse "blefe" tem sido jogado já há algum tempo, desde que o prédio, que é tombado pela prefeitura, foi vendido. Dia desses foi o Estação Paissandu, agora o Palácio, que tem capacidade para mais de 1.000 pessoas, somando-se suas duas salas. Um cinema tradicional, com sua fachada tendo sido feita pelo espanhol Adolfo Morales há mais de 80 anos, de arquitetura mourisca. Frequentei bastante suas salas.

A previsão é que o fechamento aconteça até o término do Festival do Rio. Torço para que não aconteça!




Na Cinelândia o único sobrevivente é o Odeon... Será que ela vai ter que mudar de nome?

2 comentários:

Anônimo disse...

É, amigo. Ossos de uma civilização cada vez mais comercial e menos apaixonada pela tradição das coisas que encantam, como o cinema antigo, de rua. Há algum tempo eu jurava que o Roxy, em Copacabana, também fecharia. Esse escapou, pelo menos por enquanto. Saudade de você! Beijão

Flavio Costa disse...

Grande parte do mundo escolheu viver num regime capitalista, onde os espaços tradicionais têm se reduzido a cada inserção tecnológica, que anuncia a morte da tradição a galope. Os interesses privados subjugam os interesses do estado.

Infelizmente boa parte das pessoas não concebe evolução e tradição em uma mesma frase, dissociando o que poderia se unir.

Existe um pessoal do Grupo Estação que está atento a isso e vem recuperando alguns espaços de cultura tradicionais em nossa cidade, como a Casa de Cultura Laura Alvim, os cinema de Botafogo revitalizados (já há algum tempo), que permite a longevidade dessas salas de projeção, agora modernizadas (digitais), mas sem abrir mão de suas fachadas e estruturas originais.

Ainda resistimos!