terça-feira, 17 de junho de 2008

A palavra é do Visitante

Participação: Vinícius Theodoro

Jornalismo por um publicitário

Depois de aceitar o convite do Fernando, o editor chefe desse blog, pensei no que iria escrever e percebi que entrei numa enrascada. Eu, um reles publicitário, vou fazer um post para um blog de jornalismo? Resolvi então encarar o desafio e, abusado que eu sou, decidi falar sobre jornalismo. A minha visão sobre o futuro do jornalismo.

Confesso a vocês, eu não vejo o Jornal Nacional faz muito tempo, muito tempo mesmo. O motivo para essa abstinência: falta de tempo. Nem por isso eu deixo de ficar sabendo das notícias e atualidades graças a uma aliada: a internet.

Eu leio tudo que sei através de sites de notícias e ainda coleto detalhes e opiniões sobre assuntos que me interessam em alguns blogs especializados e respeitados, tudo quando, como e onde eu quiser. Quem mais precisa esperar o horário do tele-jornal ou a próxima edição do jornal impresso para saber de alguma notícia? Eu não. Espero que você também esteja nessa mesma onda.

O blog é um recurso criado para que qualquer um possa dar a sua opinião. O Arnaldo Jabour e o Ancelmo Góis não têm seu espaço reservado no O Globo para opinar sobre o que quiserem? Então, nós temos o nosso espaço para opinar também, aqui na internet, no seu blog pessoal. O seu blog pessoal é a sua coluna nesse incrível meio de comunicação que é a internet.

Há ainda uma outra tecnologia que está transformando a forma de comunicar e transmitir as notícias: os microbloggings. O mais famoso deles é o Twitter. A grande idéia do microblogging é ter o seu espaço reduzido a 140 caracteres, tornando fácil noticiar algo no momento exato em que ele está acontecendo via SMS e longe de qualquer computador.

Foi através do Twitter que eu, aqui do Rio de Janeiro, fiquei sabendo do terremoto que aconteceu em São Paulo no mesmo minuto em que ele aconteceu. Acredite, só depois de 25 minutos saiu uma nota no G1, no IG, no Terra e no UOL. Sei que sou abusado, mas os blogs e microblogging são os grandes heróis do chamado jornalismo colaborativo, o jornalismo do futuro do qual vocês precisam fazer parte.

Hoje você pode montar o seu próprio tele-jornal, pegue sua câmera filme a sua entrevista e coloque no You Tube e poste no seu blog. Tire suas fotos, hospede no seu Flickr e monte sua própria apuração foto-jornalistica dos fatos. Grave seu programa de rádio e o transforme em um podcast. Escreva o que você acha dos seus governantes no seu blog e mostre a sua opinião.

Há diversas maneiras de você mostrar o que sabe, portanto, não reclame se você não se sente jornalista porque não te dão espaço pra escrever nem no jornalzinho do seu prédio. O lugar para você aparecer, mostrar que é bom, escrever o que você pensa e o que você acha relevante é aqui, na internet.

Vinícius Theodoro é pai da Sofia, redator publicitário na RedCafé Comunicação e viciado em cappuccino. Você pode acompanhar suas opiniões sobre propaganda no blog criareprocriar.blogspot.com e no twitter.com/vtheodoro.

2 comentários:

professordecastro disse...

Uma grande honra, para mim que sou ex-professor e amigo de Fernando Amaral, fazer este primeiro comentário de seu blog.
A vida reserva-nos ótimas surpresas e ver Fernando como aluno de Jornalismo escrevendo seu blog é uma delas. Principalmente porque percebo o esmero, o cuidado com que compõe cada seção, cada linha desta empreitada que é elaborar e manter atualizado um blog.
Mais ainda ver os tópicos relativos à língua pátria e por meio deles trazer os esclarecimentos e informações tão úteis a todos nós.
Fernando desde cedo manifestou clara inclinação para a área da Comunicação, fosse pela desenvoltura com que lidava com seus semelhantes, fosse pela facilidade no manejo do idioma de Camões. Isto posso asseverar, pois fui, de certo modo, um dos primeiros a estabelecer os fundamentos essenciais de sua trajetória dentro do trato formal, acadêmico, sistemático do nosso idioma.
Ler um blog feito por um discípulo - e muito bem feito - rejuvenesce a alma, é lenitivo para a caminhada e incentivo para formar novas gerações de jornalistas, humanistas e outros profissionais igualmente competentes em suas respectivas áreas do conhecimento.
Parabéns, Fernando Amaral, continue neste caminho, às vezes penoso, da Comunicação, do Jornalismo pois quem faz o que gosta, sempre o fará bem e (percebo) esse é o seu caso!

Anônimo disse...

É muito bacana ver que a idéia saiu do papel e entrou no universo "bloguístico", Fê. Eu também estou por aqui, fazendo algo nem tão jornalístico assim, mas marcando meu espaço com minhas idéias e opiniões. O colunista convidado foi muito feliz naquilo que disse e expressou a maneira como me sinto nesse momento. Seu blog e suas boas idéias já estão favoritadas! Beijo grande!