quarta-feira, 18 de junho de 2008

"Yamato-da-mashi" (O espírito japonês)


100 anos do Japão no Brasil

Mitsubishi; Nacional Kid; Sushi; Hello Kitty; Philco Hitachi; Cavaleiros do Zodíaco; Suzuki; Changerman; Sony; Molho Shoyo; Jaspion; Semp Toshiba; Honda; Speed Racer; Pokemon; Yamaha; Ninja Jiraya; Godzila; Sashimi; Panasonic; Jiban; Cybercops; Hashi; Black Kamen Rider; Saquê; Mangá... O Japão no Brasil é muito mais do que apenas isso.

Hoje, fazem exatamente 100 anos que chegou ao porto de Santos o Kasato Maru, navio que partira de Kobe, no Japão, com os primeiros 781 imigrantes vindos de lá. Foram 52 dias de viagem. Eles fugiam de uma grave crise econômica e da fome, tendo a esperança de ganhar dinheiro fácil e iludidos de que logo voltariam à sua terra natal.

Um século depois, aproximadamente 1,5 milhão de nikkeis (denominação da comunidade nipônica brasileira), vivem aqui e, muito mais do que personagens, culinária e marcas, os japoneses conquistaram seu espaço no cenário multicultural e multiétnico da nossa sociedade.

Os japoneses vieram para cá em busca de seus sonhos e trouxeram consigo sua influência e sua cultura milenar. Sua determinação, educação, disciplina, e diversas outras contribuições fizeram com que nosso país se desenvolvesse. Por isso essa data merece ser comemorada.

Parabéns a comunidade nipo-brasileira e que o relacionamento bilateral Brasil – Japão seja cada vez mais fortalecido.

2 comentários:

Meu mundinho disse...

Nandooooooooooooooo
ohhh jurooo n li..hahahahahha
vou ler...to pasando so pra deixar q vou voltar + vezes! muita coisa aqui ja..hahahaha vou ler e comentar cada post e da minhas sugestões! capicce?

Bjaoo grande e boa sorte com o blog!

Cadu Oliveira disse...

Excelente o "lead". Hehehe

Não coneguiria lembrar nem metade do nomes. Mas enfim, parabéns pelo texto. Pelo que percebi, tá levando a sério o lance a postagem diária, né? Boa sorte!

Valeu pela visita, meu brother...
Passarei por aqui siempre.

Grande abraço.