terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Talita Pereira

O ato de se comunicar...


Na verdade esse texto é um alerta. Meu objetivo aqui é fazer você avaliar como anda sua comunicação. A idéia de comunicação, além do ato de produzir e emitir informação, deve se ater não só para o que é produzido, mas como é transmitido.

É verdade que o mundo esta inserido em um contexto social de interação entre espaço e tempo, “queremos tudo e queremos agora”. Os novos meios de comunicação, sobre tudo a evolução da internet, veio suprir essa necessidade.

Se por um lado a tecnologia da informação vem tomando espaço de forma estratégica, por outro devemos analisar se não estamos “endurecendo” a comunicação. Trata-se da ausência de delicadeza e afetividade nas relações interpessoais, do cuidado na interpretação e uso das palavras.

Hoje o mercado qualificou a questão e produziu profissionais altamente qualificados para estudarem e solucionar os problemas de clima que se instalam nas empresas por conta dá má comunicação, porém, o meu questionamento é além da sua vida profissional.

Como anda o clima da sua VIDA? Como se dá sua comunicação com seus parentes, amigos e colegas?

Todos os dias absorvemos milhares de informações novas e nos voltamos para dezenas de desafios e novos problemas. É preciso calcular os efeitos desse processo em nossa vida; mais que obter o controle do que produzimos é saber avaliar a pessoa que estamos nos tornando. Vale pensar se estamos felizes, se estamos sendo capazes de construir e distribuir essa felicidade.

Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras. A arte da comunicação está na energia ou estimulo que são percebidos e recebidos pelo outro.










Talita Pereira é estudante de Publicidade do 6º período na Universidade Estácio de Sá. Ela trabalha como gerente de contas da agência 007 Propaganda.

20 comentários:

Pablo Massolar disse...

Interessante a comparação entre comunicação corporativa e interpessoal. Parabéns pelo texto.

Unknown disse...

belo texto quando se compara comunicação corporativa e interpessoal, sem fugir do contexto das duas formas. parabens pela postagem.

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo... Com certeza, concordo com cada palavra!!! Parabéns pelo blog...

Bernardo Moura disse...

Em primeiro lugar: que foto eh esta??
Hahahahaha.. Talita: que figura!

Em seguida, muito bom o texto. Costumo dizer que o mundo de tão endurecido que está, esquece-se das coisas básicas. Aquela primeira lição de educação que é aprendido nas escolas (ou em casa): o "por favor", "obrigado", "bom dia". Está em falta.
Está mais que na hora de mudar o conceito. Parabéns!

Anônimo disse...

parabéns! você é muito talentosa, siga em frente, pois é de pessoas assím que o brasil esta precisando! publicidade é o seu forte é a sua cara!beijos do sidney

Anônimo disse...

que o seu talento ajude a mostra o melhor lado da vida,para que todos vejam que ainda existe motivos e razões para buscarmos o melhor da vida, e de cada um de nós. sermos mais amavéis uns com os outros!
Sidney

jonhy disse...

A má comunicação já deve ser o mal do século. Seja na vida profissional ou pessoal. A qualidade da comunicação está se degradando na mesma velocidade em que surgem novos dispositivos e meios de comunicação, sms, e-mail no celular, etc. Excelente observação da autora.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quero parabenizá-lo por esse novo meio de comunicação, pois através deste muitas pessoas poderão conhecer o seu trabalho.
Parabéns

Pinho

Anônimo disse...

Ok, primeiro parabéns pelos milhares de comentários. Minha divulgação não deu muito certo, por isso o meu post não teve a mesma audiência que o seu.
Segundo, estava pensando sobre esse assunto durante a semana. A maneira como aprendemos a nos comunicar profissionalmente, cheios de "pompas e circusntâncias", e como nos descuidamos ao lidar com as pessoas próximas. Não temos o mesmo carinho com as palavras e expressões que usamos com nossos amigos e parentes.
Também concordo com o comentário aí de baixo (ou de cima, não sei a ordem) que diz que esquemos as palavrinhas mágicas, ensinadas desde que somos pequenininhos: "por favor", "com licença", "obrigada".
Abs!

Anônimo disse...

O texto foi bem escrito, possuindo clareza e objetividade não faltando a concisão entre as argumentações citadas.
Por certo sabe-se que a comunicação se dá através de emissões de códigos de conhecimento to emissor quanto do receptor de uma determinada informação.
O ponto importante levantado foi de que forma é enviada a informação, levando-se em consideração que ao passo que nos encontramos em meio à uma gama de aparelhos de comunicação, estes não nos possibilitam passar as informações com exatidão, devido à "falta de contato" entre os que se comunicam, que faz toda a diferença quando se salienta a questão da complexidade da informação transmitida.
Logo, eu diria que o texto atingiu o foco entre os pontos "positivo" e "negativo" dos atuais meios de comunicação existentes.

Anônimo disse...

Primeiramente parebéns pelo belo texto,o uso de boas palavras enriquece a leitura. Segundo o tema que é um assunto que estamos deixando de dar a devida importância nos dias de hoje. Com nossas vidas corridas e tanto a se fazer esquecemos de coisas tão basicas mais essenciais que é o prazer da conversa e da comunicaçao, passamos a ser frios e diretos com uso pratico do e-mail por exemplo. Concordo com todos os itens expostos numa escrita conteporânea e inteligente

Anônimo disse...

adorei o texto, vc é mesmo muito inteligente.É bem verdade que, com o desenvolvimento da tecnologia o amor vai se esfriando e alguns valores vão sendo deixados de lado.beijosss Elaine

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo! Não sou da área da comunicação, mas na minha profissão ela é essencial! Na verdade sem ela, minha profissão não existiria!

Rodrigo disse...

Em uma época em que a comunicação tem se tornado cada vez mais impessoal e mais utilitarista, é muito pertinente repensarmos a esfera humana das relações.

Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Fernando, o que você tem feito pra divulgar esse blog?? Confessa que colocou um outdoor em algum lugar! ahuahuha.. Parabéns pelo grande número de visitantes! Beijo

Anônimo disse...

Realmente a falta de comunicação inter-pessoal vem crescendo a cada dia, tornando a vida cada vez mais dificil e complicada. Parabéns, achei o seu texto inteligente e de grande importancia. Beijos. Jorge

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano disse...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO !!

Como dizia o ditado: Quem não se comunica...

Agora temos a teoria. Vamos praticar pessoal ?

parabéns Talita, DEUS É CONTIGO!!

Anônimo disse...

Sempre admirei sua inteligencia, lendo isso, não tenho duvida que vai conseguir chegar aonde vc quer, parabéns pelo dom que Deus te deu, siga enfrente que você vai chegar no lugar alto, aonde Deus quer que vc chegue, fico feliz de ver sua capacidade, estou orgulhoso de você.