sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais que 1.000 palavras

Calma, amigo leitor. Estou meio sumido, eu sei, acontece que tenho estado um pouco enrolado... Monografando... Em breve as coisas se normalizarão.

Enquanto isso, sigo cumprindo minhas dívidas:

Essa charge do Fausto foi publicada hoje no Jornal Olho Vivo:


Essa montagem foi publicada no site Tô Sorto. Que maldade...


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cada um tem o governo que merece...

No último domingo, mais precisamente às 19h09, com 99,2% das seções apuradas (o que foi um recorde!), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já confirmava a eleição do candidato do PMDB, Eduardo Paes, como o novo prefeito do Rio. Preferiria ter ficado "calado", o post de ontem já seria suficiente para registrar o momento, mas uma cobrança dos outros e de mim mesmo me fazem escrever sobre o assunto.

Preocupo-me com o futuro da cidade. O que será do Rio de Janeiro? O novo secretário de Saúde faz promessas; o novo chefe da Casa Civil é bem jovem; e Eduardo Paes é Eduardo Paes...

Governos Federal, Estadual e Municipal trabalhando juntos... Isso é bom... Mas até quando? Alguém se lembra de algum momento na história dessa cidade em que essa parceria realmente deu certo?

"O Rio de Janeiro continua lindo...", lindo para os políticos, lindo para os turistas, lindo para a Copa de 2014 (Valeu, Thaís!), quem sabe para as Olimpíadas, mas e para a população? Pois é... de passagem, "o Rio de Janeiro continua lindo" mesmo.

Propostas não faltam, a inovação está ai.

Mudanças? Claro que virão...

Até que ponto serão boas? Isso é outra história...

Vamos ver no que dá!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Raquel Rodrigues

O jornalista da novela


Quando entrei na universidade em 2005, eu tinha certeza de que queria sair dali uma repórter do jornal de todos os dias, aquele que o entregador deixava na casa dos meus vizinhos. Hoje, alguns anos depois, minha vontade é sair da faculdade e buscar uma carreira diferente daquela de uma redação frenética, que paga mal o cara que trabalha sete vezes por semana.

Estava no dia do mestre assistindo a novela das nove, “A Favorita”, e a bela atuação do ator Carmo Dalla Vecchia me fez refletir sobre o papel dele na drama. Zé Bob é exatamente o que eu queria ser há três anos atrás. Investigador, desafiador, com sete vidas e principalmente um super-herói. Tá espantado?! Tenho certeza que essa fantasia não foi só minha... Só no Rio de Janeiro mais de três mil estudantes se formam por semestre em Comunicação Social. E com eles, o sonho de ser o William Bonner ou um "Zé Bob".

O problema dessa imagem que fazemos da profissão é culpa dos próprios meios de comunicação que “glamorizam” o ofício e fazem um espetáculo da atividade. Em tempos em que jornalistas são presos e torturados por traficantes (como no caso dos repórteres do jornal O Dia) ou mortos em atividade (quem não se lembra de Tim Lopes?), a maior empresa de comunicação do Brasil ainda incentiva esse tipo de personagem. Personagem no sentido de atuação mesmo, não no sentido que usamos no jargão jornalístico. Personagem esse que não existe e não pode existir. Porque os meios de comunicação correspondem a interesses, da sociedade - são raros, mas de grupos que detêm certo poder - capital.

É amigo calouro, a historinha que nossos professores nos contam nos períodos iniciais sobre imparcialidade e jornalismo a serviço do povo não é verídica. A imparcialidade passa longe dos noticiários, das páginas do jornal, das rádios e todas as outras formas de comunicação que se concentram nas mãos de poucos. Então se você, como eu, sonhou com a carreira de ser a voz da massa, está na hora de repensar esse papel e encontrar uma nova forma de fazê-lo ou ainda mudar de planos...

Mas, não vamos desanimar, queridos! Ainda há espaço para os que amam a informação. A internet é um deles. Você pode ser dono do seu próprio veículo de comunicação, montar uma empresa, sei lá, inovar! "Botar pra fazer'' - Tá uma onda, né? Contudo se você não tiver idéias ou dinheiro para empreender... Há vagas pra quem quer vestir a camisa de uma empresa, de alguém importante ou quem queira ser; as assessorias de imprensa buscam pessoas declaradamente parciais! E vivam as assessorias que absorvem os profissionais de comunicação que não encontram lugar na ''imparcialidade'' ou ainda aqueles que querem trabalhar apenas de segunda a sexta, com horário de almoço, férias, salário bom e como disse um professor num ambiente super agradável - ar condicionado e obrigação de ver televisão... Coisa chata (rs...)!








Raquel Rodrigues é estudante de jornalismo do 7º período da Universidade Estácio de Sá.

O Rio de... Eduardo Paes...

Deveria ter colocado este Post ontem, mas, são tantas coisas a fazer... Enfim... Segue:

Na enquete do Blog Analógico deu Gabeira, com 83% dos votos contra 16% de seu adversário. Mas, não teve jeito, Eduardo Paes é o novo Prefeito do Rio.

Fica a esperança de que a partir de 2009 tenhamos um Rio um pouco diferente...


Será?

Estágios & Empregos

Fiquei devendo ontem. Seguem algumas oportunidades de estágio:

→ Estágios:


o RJ: A CW Marketing seleciona estudantes de Comunicação Social, que estejam cursando entre o 4º e 6º período, para estágio na área de conteúdo. É necessário ter bom inglês e grande interesse pelos seguintes assuntos: celebridades, artes, moda e esportes. Os currículos, com foto, e uma redação sobre o tema “celebridades” devem ser encaminhados aos cuidados de Waléria Souza, pelo e-mail waleria@cwmarketing.com.br.

o RJ: A Sepro-RJ seleciona estudantes do 3º ou 4º período de Jornalismo para estágio de 14h às 18h. É desejável que o candidato tenha experiência em clipping, inglês intermediário, conhecimento de Pacote Office e interesse por temas relacionados à tecnologia da informação. Currículos para jornalismo@seprorio.org.br, com o assunto “VAGA ESTÁGIO”.

o RJ: Empresa oferece uma vaga para estágio em assessoria de imprensa. Enviar currículo para rhsel@yahoo.com.br, inserindo, no campo assunto, “Estágio”.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mais que 1.000 palavras

A primeira imagem vem da edição de hoje do Jornal do Brasil. Foi feita pelo cartunista Ique. Uma pequena reflexão dos tempos de crise no Brasil...

A segunda vem direta dos EUA; fala sobre as eleições naquele país. Retirada do Blog do Ancelmo Góis:

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Ricardo Rubim

Quanto vale um jornalista?


Ser jornalista, talvez, seja um grande orgulho para os que exercem a profissão. Além de ser considerado “formador de opinião”, é responsável por passar para a sociedade os acontecimentos tais como ocorrem. É interessante receber informação, pesquisar, entrevistar e, por fim, colocar em prática a arte de escrever.

Quando entrei para a faculdade de comunicação, minha visão do mundo era bem diferente da que venho construindo desde então. Tornou-se estranho saber que nem todos os meus valores eram certos, e nem errados. Foi doloroso lidar com outras realidades e tentar ser imparcial. Mas foi doído demais saber que, como jornalista, o máximo que consigo é ser objetivo.

Ainda nas salas de aulas do ensino superior, aprendi, através das Teorias do Jornalismo, que bateria de frente com muitas coisas fora de meus planos, e que elas me jogariam dentro de várias realidades. A mais chocante, sem dúvida, é a falta de amor com o próximo. Não tento convencer ninguém que precisamos ser mais humanos, mas acredito que a responsabilidade com a fome, a miséria e a falta de todas as necessidades que milhares de pessoas ainda convivem são frutos de nossas omissões e falta de coragem.

Tenho trabalhado com política neste ano eleitoral (castigo mesmo), mas já fui um jornalista-puta (longe de ser um puta jornalista). Passei por várias editorias. Isso me ajuda até os dias atuais para pensar se cumpro com minhas obrigações, como cidadão e como profissional. Enquanto um homem da sociedade, tento não fechar os olhos para o mal. Procuro analisar o que não prejudicará os outros e como posso melhorar a vida dos que me cercam e também dos que estão muito distantes. Como jornalista, poderia dizer que, por mais que tente, encontro dificuldades; mesmo estando ciente de que as empresas de comunicação visam o lucro como qualquer outra e, sendo assim, tenho que dançar conforme a música, ou seja, escrever o que me ditam.

Sei que trabalho é sagrado, e devemos honrá-lo a cada instante. Mas um grande conflito ainda perturba a mente de muitos colegas de profissão, assim como a minha: como cumprir com o dever da objetividade se o lucro é mais importante e paga o meu salário? Devo dizer aos meus chefes que não vou escrever mentiras e ceder lugar para outro mau caráter que tanto precisa trabalhar? Nesse instante, lembro-me da famosa Teoria Organizacional, em que as vontades dos donos de veículos prevalecem sobre qualquer coisa. Não existe verdade que não se rompa em um mundo onde as pessoas só sobrevivem fingindo. É preciso se fazer de cego, não ouvir algumas palavras e tomar um bom calmante para dormir.

Lembra da pergunta: “Quanto vale um Médico?” O que responderias na questão quanto vale um jornalista? Vou dar duas opções:

A – O jornalista não vale nada, porque deveria ser uma das ferramentas mais importantes para a modificação das mazelas do mundo, mas acaba se entregando às ordens de seus veículos para não perder o emprego.

B – O jornalista deve ser extremamente valorizado, pois abdica, na maioria das vezes, de todas as coisas - inclusive da própria paz interior – apenas por amar aquilo que faz.

Deixe seu comentário com a resposta. Poderemos discutir sobre o assunto com mais clareza e maior profundidade.






Ricardo Rubim é jornalista e editor de política do O Povo do Rio, além de editor-chefe da revista eletrônica Sinceridade.

Impresso X Digital

O caderno "Prosa & Verso" do Jornal O Globo do último domingo trouxe uma matéria do enviado especial do jornal a Frankfurt, Miguel Conde, que me deixou uma dúvida. O nome da reportagem é "Páginas Virtuais" e a questão que me veio à cabeça é: O que será dos livros impressos?

Nunca acreditei na possibilidade de um veículo de comunicação substituir, ou mesmo acabar, com outro. Foi assim com o jornal quando surgiu o rádio; com o rádio quando surgiu a TV; e com a TV quando surgiu a internet; um passou a ser um "complemento" do outro. Porém, o que vemos hoje é uma tecnologia inovadora e que pode sim dar fim ao livro tradicional.

O texto de Miguel diz que "na maior feira de livros do mundo [a feira de Frankfurt], 30% dos produtos em exibição não podem ser folheados, pelo menos não da maneira convencional. Quase um terço dos itens expostos (...) são digitais...". E ai? O que dizer sobre isso?

A popularização de leitores de livros eletrônicos, como o Kindle e o Sony Reader, que hoje já oferecem uma legibilidade bem próxima a do papel, e dos e-books, faz com que fiquemos cada vez mais próximos de uma realidade sem o livro impresso.

Imagine só: Você carregando um aparelho pouco maior que um celular onde, dependendo de sua capacidade, você pode armazenar até 200 títulos. Só a economia de espaço impressiona. E não é apenas isso: Você também pode fazer anotações, sublinhar os trechos mais importantes, tudo isso com apenas um toque na tela. Caramba! Que diferença...

Não acredito que nada substitua um livro (livro mesmo, de papel!) e espero fielmente que esse advento não afete a popularidade dos impressos, mas a tendência não é essa. Pode ser que, no futuro, o Livro se torne algo raro... Como é um LP hoje em dia...

Dica da vez

Os Donos da Mídia

Passeando pela internet, encontrei o site "Donos da Mídia". Nele, é possível saber todas as informações referentes aos veículos de comunicação que atuam em cada região. Os dados sobre as empresas incluem desde os seus endereços até seus concessionários, permissionários ou proprietários.

Confiram!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Estágios & Empregos

Hoje, só oportunidade de estágios... Confiram:

→ Estágios:

o RJ: A ONG Terra dos Homens procura estagiário de Jornalismo. Para conhecer sobre os projetos da organização, acesse o site http://www.terradoshomens.com.br/. Currículos para andreibastos@terradoshomens.org.br.

o RJ: Empresa seleciona estudantes entre o 4º e 7º período de Jornalismo, matriculados no turno da noite, para estágio em assessoria de imprensa. É necessário ter curso de assessoria e conhecimentos sólidos em informática (Windows, Word e Outlook). O expediente é de 9h às 18h, com uma hora de almoço, de segunda a sexta-feira. A bolsa-auxílio é de R$ 300, mais vale-transporte e seguro de vida. Currículos, no corpo da mensagem, para contato@assessoriadeimprensa.net.

o RJ: A BrazukaTV seleciona estudantes de Jornalismo, a partir do 6º período, para estágio em site e programa de televisão sobre artes marciais. A preferência é para quem dominar o básico de internet e edição não-linear e tiver inglês básico ou intermediário. Os interessados devem marcar entrevista com Ricardo Costa Leite, pelo telefone (21) 3035-0606.

o RJ: A Mercado da Comunicação abre processo seletivo de estágio em Assessoria de imprensa. Os interessados devem estar no mínimo no 3º período. Enviar currículo para estagio@mercadocom.com.br até dia 21 de outubro.

o RJ: Empresa de assessoria em comunicação oferece vaga para estágio de fotografia. Interessados devem enviar CV e portifólio para foto.estagio@gmail.com.

o RJ: Jornal O Estado RJ Online (http://www.oestadorj.com.br/) oferece oportunidade de estágio para estudantes de jornalismo do 3º ao 5º período, que queiram exercitar sua redação, talento e criar um portfólio. As editorias são: Meio ambiente, Tv e Celebridade e Política Internacional. Mais informações: contato@oestadorj.com.br

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

E-mail!

O Blog Analógico agora tem e-mail!

Isso mesmo! Quem quiser entrar em contato, tirar dúvidas, enviar uma colaboração ou reclamação, o endereço é:

bloganalogico@gmail.com.

Sintam-se à vontade!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Olha o Flagra!

Hoje, voltando do trabalho, por volta das 19 horas, flagrei esse absurdo. Trata-se de um ônibus da linha 284, que faz o trajeto Praça Seca/Tiradentes (o de número 51574), um dos poucos que são adaptados para receber cadeirantes.

Na realidade ele SERIA adaptado. Isso porque o elevador que deveria buscar o passageiro na calçada estava quebrado. O melhor é o "cordão de isolamento"; um barbante.


Lamentável...

Olha a inveja!

A temperatura na tarde desta terça-feira no Rio de Janeiro chegou a 37,2 graus. Enquanto alguns trabalhavam...


Foto de Paulo Alvândia / Agência O Dia.

Mais que 1.000 palavras

Esta charge do Tiago Recchia foi feita originalmente para o Gazeta do Povo, do Paraná. Confiram:


Esta é do Amarildo. Ela saiu hoje na Gazeta do Espírito Santo:

Salve mestres!

Hoje é o Dia do mestre, ou do professor, como você preferir. A data, oficializada como feriado escolar a 45 anos, por meio do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, tem como função enaltecer a função do mestre, ressaltar sua importância perante a sociedade moderna.

Maravilha, não? Bom, o feriado existe, é fato. Mas essa valorização... Não sei, não...

De uma forma ou de outra, parabéns a todos os professores!

Profissão: Blogueiro

É engraçado. Mesmo nesses tempos de modernidade, web 2.0, iPhone e tudo mais, as pessoas ainda duvidam que nós, quando estamos no computador em nossas casas, não podemos estar trabalhando.

Já virou rotina. Sempre quando chego em casa (da faculdade, do trabalho, a hora que for) tenho que dar uma "acessada" na internet. Tenho que conferir como está o Analógico, atualizá-lo, fazer pesquisas de material, etc., mas meus pais se recusam a acreditar que esse é um trabalho sério.

Coisas como "pára de brincadeirinha no computador e vai agir a vida!"; "esse menino não sai mais da frente desse computador!"; ou ainda, "desse jeito vou ser obrigado a cortar a internet!", viraram corriqueiras aqui em casa. Quando escutam o barulhinho simpático do MSN então... Danou-se. Mal sabem que estou mantendo contatos com outros blogueiros e procurando visitantes dispostos à escrever para a coluna "A palavra é do visitante".

Pois é... Blogueiro sofre. Ô trabalhinho mal reconhecido! Mas eu gosto. Nesses cinco meses, fiz contatos, amizades, e tive o melhor de tudo, reconhecimento. É difícil manter a audiência de um Blog, mas é um sacrifício que vale e muito a pena.

Já disse isso aqui no início dos tempos de Analógico; na minha opinião, todos os jornalistas deveriam ter um Blog. É uma forma de se expressar, mostrar seu trabalho, sua opinião, é o meu veículo independente. Faço isso e tento, da melhor maneira possível, dar a opotunidade de outras pessoas também se expressarem.

Vou Terminar o texto da mesma forma que comecei: "engraçado. Mesmo nesses tempos de modernidade, web 2.0, iPhone e tudo mais, as pessoas ainda duvidam que nós, quando estamos no computador em nossas casas, não podemos estar trabalhando".

Que coisa!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Thiago Nunes

Não gosto de política

Não gosto de política. Meu conhecimento sobre o assunto é limitado. Não estou engajado em nenhum movimento estudantil revolucionário tampouco discuto por tais razões. Escolho por afeição, simpatia ou interesse comum. E talvez isso seja o motivo de tanto caos social.

Confesso que meu interesse pelo assunto diminuía gradativamente até há pouco, juntamente com minha paciência. Isso se dá não pela aparente intolerância em relação à escolha alheia, mas sim pelos motivos, até então, peculiares que pesam para tal decisão.

Há tempos vejo uma inversão de valores no âmbito político. Fatos, situações e declarações passam do escandaloso e vexatório para o cômico. Vivemos numa espécie de sociedade-espetáculo, onde o panoptismo e sua intenção coercitiva perdem sua característica – “SORRIA, você está sendo filmado” é a coisa mais sem nexo que já vi! – e alimentam a cultura da procura incessante de quinze minutos de fama.

O que me impressiona não são – somente – episódios como a dança desalinhada e “disrítmica” daquela distinta senhora em ambiente público ou absolvições descabidas e engavetamentos de processos, mas sim a ausência de limites e tamanho da criatividade dos senadores, deputados e afins lá presentes. Sem muito me esforçar, lembro-me dos inúmeros personagens no horário eleitoral, portando chapéus extravagantes, animais, instrumentos musicais, fantasias e 354 crianças num coro não-ensaiado do número da legenda do candidato. O apogeu da insanidade se resume em um “show” de uma drag queen na Assembléia em São Paulo, em defesa de algo que merecia algo mais sério e sensato.

Bom senso e ideologia estão ultrapassados pela sede insaciável por um lugar ao sol nas ricas e - sabe-se lá como – inesgotáveis fontes de dinheiro público. Infidelidade partidária é algo corriqueiro. As denominadas ‘personalidades’ do ambiente do entretenimento se aventuram sem passado político e/ou idéias sensatas e viáveis. E o fenômeno abre portas para que anônimos como o ‘Fulano da Padaria’, a ‘Tia Beltrana’ e ‘Sicrano do Bar’ tentem a mesma coisa, ainda que seja só pelos poucos minutos de ‘fama’, com frases de efeito medíocres, dicção esquisita ou jingles de qualidade duvidosa.

Não há como saber até quando essas particularidades irão durar. Talvez quando meus concidadãos perceberem que voto é mais que uma obrigação cívica em um domingo apático. Ou até mesmo quando os que já estão no poder mostrarem que há como mudar a situação caótica no trio saúde, segurança e educação. Quem sabe ainda seja preciso viver episódios como 1968, geração cara-pintada ou coisa do gênero. Algo que mostre que o voto não é indolor e gratuito como imaginam tampouco instrumento de escambo por obras, cestas básicas ou asfalto na rua. A realidade sempre terá de ser catastrófica e apocalíptica e o futuro, utópico? Entre tudo isso, ainda fico com a metade cheia do copo!

Até que gosto de política.









Thiago Nunes é estudante de Jornalismo do 6º período na Universidade Estácio de Sá.

Como é que se escreve mesmo, heim?

É essa pergunta que você provavelmente irá fazer antes de escrever qualquer coisa a partir do início do próximo ano. Uma questão que vem dando bastante dor de cabeça não só a jornalistas, mas a todos é a do novo Acordo Ortográfico. A implantação das novas regras está prevista para acontecer no Brasil a partir de janeiro de 2009. Desta forma, todos os países que tenham o Português como língua oficial (Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste) passarão a ter uma ortografia unificada.

Este Acordo foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. No Brasil, ele foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

De 1º de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2012, o país terá um período de transição. Nesta etapa, ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita; a atual e a nova.

Nos livros escolares, a incorporação das mudanças será obrigatória a partir de 2010. Em 2009, podem circular livros tanto na atual quanto na nova ortografia.

Confira algumas mudanças da Língüa (Ihh.. É com ou sem trema?) Portuguesa com a reforma:

- O "k", o "w" e o "y" entram no alfabeto, que passa a ter 26 letras.

- O trema desaparece na palavras em português. Só fica em palavras estrangeiras.

- O acento agudo desaparece em ditongos abertos "ei" e "oi"; em palavras como "idéia" e "heróico", que ficariam "ideia" e "heroico".

- O acento circunflexo desaparece em palavras com duplo "o" e duplo "e"; como "vôo" e "crêem", que passam a se escrever "voo" e "creem".

- Some o acento agudo ou circunflexo que serve para diferenciar palavras. A palavra "pára" (do verbo parar), passa a não ter mais acento e a não ter diferenciação para preposição "para". Assim como "pêlo" (substantivo) que fica igual a "pelo" (combinação de "per"+"lo").

- O hífen some quando o segundo elemento da palavra começar com "s" ou "r". Então, essas consoantes devem ser dobradas, como em "contrarregra" (atualmente "contra-regra"). A exceção é para palavras em que o prefixo termina em "r", como em super-resistente, que mantém o hífen.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dica da vez

Se você ainda está na dúvida sobre em quem votar no segundo turno das eleições do município do Rio de Janeiro, seguem os sites dos dois candidatos; Eduardo Paes e Fernando Gabeira:

http://www.eduardopaes.com.br/site/index.asp

http://www.gabeira43.com.br/

Não deixem de fazer uma visita; e nem para a última hora!

Estágios & Empregos

Ótimas oportunidades; Principalmente para quem busca um emprego na área jornalística...

→ Estágios:

o RJ:
Empresa localizada na Ilha do Governador, no Rio, seleciona estudantes de Jornalismo que estejam cursando o 8º período, no turno da noite, para estágio em assessoria de imprensa. Currículos para Alessandra Barreto, pelo e-mail alessandra@midiaatual.com.br.

→ Empregos:

o RJ: A SB Comunicação contrata jornalista recém-formado que tenha experiência mínima de um ano em assessoria de imprensa. O salário é de R$ 1 mil, mais vale-transporte e vale-alimentação. Currículos para sbcomunicacao@gmail.com.

o RJ: A Arteccom seleciona jornalistas para atuar em nova revista impressa, na área de tecnologia da informação. É necessário morar no Rio de Janeiro e ter conhecimentos básicos de tecnologia e bom texto. Currículos para arteccom@arteccom.com.br.

o RJ: Empresa contrata designer com experiência em InDesign, Corel Draw, Photoshop, Dreamweaver, Flash e HTML. Currículos para arteccom@arteccom.com.br.

o RJ: A Sallum Assessoria de Imprensa procura de um(a) produtor(a) de moda com experiência em assessoria de imprensa e Photoshop. Enviar currículo, no corpo do e-mail, para sallum@psallum.com.br.

o RJ: A editora Arteccom seleciona jornalista com experiência de dois anos para trabalhar na revista Webdesign. É necessário ter conhecimentos em tecnologia da informação. Enviar currículo para arteccom@arteccom.com.br, a/c Cristiane Dalmati.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mas e a imparcialidade?

Um dos princípios éticos do jornalismo é a imparcialidade. Ela significa "aquele que não se deixa corromper, que julga sem paixão, que não sacrifica a verdade e a justiça a considerações particulares". Resumindo: o neutro. Mas não foi isso que vimos nas capas dos jornais no início da semana.

Pode ser que não, mas a foto de Gabeira de toalha no dia seguinte de sua virada eleitoral, enquanto Eduardo Paes segue beijando criancinhas e com a imagem tradicional do "bom político", põe em risco o potencial do candidato do PV no segundo turno.

Não sei se foi proposital, pode até ser que não (o que acho difícil!), mas as fotos recaem sobre a imagem do Gabeira do passado, o defensor da liberação da maconha, da figura hedonista e anarquista que veste tanga...

Hoje, aos 67 anos, enquanto Gabeira tenta manter a imagem do parlamentar responsável e sério (Será?), que luta por seus ideais e dá cotoveladas em tumultos na Câmara, a mídia vem tentando "martelar" o jovem rebelde do passado. Resultado de uma mídia "direitista" e submissa aos caprichos dos "poderosos".

Hoje, num período de democratização da comunicação, emissoras de radios e TV e jornais impressos deveriam nos ajudar a eleger o mais responsável; deveriam agir com o máximo de eqüidade possível para escolhermos quem realmente terá disposição para reconhecer as necessidades do município.

Se Gabeira de toalha ajuda ou atrapalha, não sei. Sei que nessas horas me sinto envergonhado de ser jornalista; com esses maus exemplos de total falta de caráter.

Mais que 1.000 palavras

Essa é mais uma do site do Duke Chargista. Muito Boa!

Charge do Aroeira que foi publicada no jornal O Dia de ontem. Uma homenagem à nossos candidatos que disputarão o segundo turno das eleições para a Prefeitura do Rio. Sensacional!

"O que importa não é a pergunta, mas a resposta"

Hoje, em um dos editoriais da Folha de São Paulo, Ruy Castro deu um recado direto aos jornalistas. Mensagem esta que considerei espetacular. Reproduzi-la-ei:

Boa Vida para entrevistados

Rio de Janeiro - A lei reza: repórter de jornal, de rádio ou de TV, só com diploma. Significa que são rapazes e moças que passaram por cursos de jornalismo e, quando eles vão às ruas, ao fim do curso, não vêm "como espiões solitários, mas em batalhões", apud Hamlet". Pois temo que, na faculdade, seus professores estejam se esquecendo de ensinar uma regra básica: ao entrevistar alguém, façam apenas uma pergunta de cada vez.

É o que mais se vê nas entrevistas coletivas que a TV transmite, principalmente aquelas com os técnicos de futebol, aos domingos, depois dos jogos. O repórter faz uma longa pergunta, que parece maior ainda pela falta de objetividade, e, quando enfim a dá por encerrada, emenda com: "Outra coisa..." - e segue-se uma segunda pergunta, tão interminável quanto a primeira.

O treinador, ou qualquer entrevistado, se for esperto, só responderá à segunda pergunta, e levará tanto tempo fazendo isto que, quando acabar, ninguém mais se lembrará da primeira. Ou responderá apenas à que lhe for conveniente, com o que a outra também irá para o espaço. Contraria frontalmente um princípio elementar da profissão: numa entrevista, o que importa não é a pergunta, mas a resposta.

Outro tipo de pergunta que tenho visto ser formulada com freqüência é aquela, também interminável e tão elaborada pelo repórter, que pode ser respondida pelo entrevistado com uma simples palavra: "Exato". Ou: "Correto". Ou, num incontrolável arroubo verbal: "É isso ai!".

E há uma forma de entrevista que começa a ficar perigosamente popular por aqui, em que o repórter não faz perguntas, mas afirmações. Foram os franceses do "Cahies du Cinema" que a inventaram nos anos 60. Exemplo: " Seu filme é um delírio Vertivocovisual". O entrevistado, feliz da vida, finge que entende e concorda.

Pois então. Também tenho observado esse fenômeno reproduzido por Castro constantemente. Não sei se a intenção do jornalista é aparecer mais que os companheiros com a mais "bela e elaborada" pergunta (principalmente quando a coletiva é transmitida ao vivo e a pergunta do repórter aparece para toda rede, em todos os canais), mas que fica feio, fica. O ideal é fazer perguntas diretas, simples, claras e objetivas, mas bem feitas.

E vocês? O que acham disso? Opinem!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Talita Pereira

O ato de se comunicar...


Na verdade esse texto é um alerta. Meu objetivo aqui é fazer você avaliar como anda sua comunicação. A idéia de comunicação, além do ato de produzir e emitir informação, deve se ater não só para o que é produzido, mas como é transmitido.

É verdade que o mundo esta inserido em um contexto social de interação entre espaço e tempo, “queremos tudo e queremos agora”. Os novos meios de comunicação, sobre tudo a evolução da internet, veio suprir essa necessidade.

Se por um lado a tecnologia da informação vem tomando espaço de forma estratégica, por outro devemos analisar se não estamos “endurecendo” a comunicação. Trata-se da ausência de delicadeza e afetividade nas relações interpessoais, do cuidado na interpretação e uso das palavras.

Hoje o mercado qualificou a questão e produziu profissionais altamente qualificados para estudarem e solucionar os problemas de clima que se instalam nas empresas por conta dá má comunicação, porém, o meu questionamento é além da sua vida profissional.

Como anda o clima da sua VIDA? Como se dá sua comunicação com seus parentes, amigos e colegas?

Todos os dias absorvemos milhares de informações novas e nos voltamos para dezenas de desafios e novos problemas. É preciso calcular os efeitos desse processo em nossa vida; mais que obter o controle do que produzimos é saber avaliar a pessoa que estamos nos tornando. Vale pensar se estamos felizes, se estamos sendo capazes de construir e distribuir essa felicidade.

Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras. A arte da comunicação está na energia ou estimulo que são percebidos e recebidos pelo outro.










Talita Pereira é estudante de Publicidade do 6º período na Universidade Estácio de Sá. Ela trabalha como gerente de contas da agência 007 Propaganda.

É hora de doar sangue!

Atenção galera! A coisa está feia nos estoques de sangue da cidade! Hoje a Secretaria Municipal de Saúde divulgou este comunicado. Vamos dar atenção e ajudar!

Vejam:

COMUNICADO SMS
S/ACS

DOE SANGUE E AJUDE A SALVAR VIDAS
Estoques da cidade estão muito baixos

Doar sangue é um ato muito importante e que pode salvar muitas vidas. Nesse sentido, as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMAS) trabalham em parceria com o HEMORIO, na perspectiva de incentivar a população a fazer a doação. A meta é aumentar os estoques do Instituto, que abastece cerca de 180 hospitais em todo o Rio de Janeiro.

A doação de sangue é um ato de cidadania e responsabilidade social muito importante. Menos de 2% da população doa sangue regularmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, para que as demandas transfusionais possam ser atendidas é necessário que 4% de toda a população adquira a prática. O sangue utilizado para salvar vidas é aquele que está disponível e conservado nos estoques do hemocentro, depois de ter sido processado, testado, classificado e pronto para o uso em situações de emergência. A manutenção do estoque dos bancos de sangue em níveis estratégicos é essencial para as urgências e evitar o adiamento de cirurgias programadas.

Esse ato de solidariedade é simples, seguro e não demora mais que meia hora. O volume doado (cerca de 450 ml), não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador de sangue. O indivíduo que deseja doar sangue deve ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 Kg.

Mulheres podem realizar 3 doações por ano, com intervalos de, pelo menos, 3 meses, e os homens, 4 doações com intervalo de, pelo menos, dois meses. É importante que os interessados procurem os serviços de hemoterapia públicos antes de tomar a vacina contra a rubéola ou 30 dias após receber a dose do imunizante.Alguns cuidados são importantes na hora da doação. Não devem doar sangue portadores de doenças sexualmente transmissíveis, usuários de drogas ilícitas, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas com hepatite, malária, epilepsia, câncer e doença cardíaca grave.

No dia, deve-se evitar a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação e a ingestão de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores.

Informações sobre os locais que recebem doações podem ser obtidas no site da SMS, pelo Tele-saúde, 2273-0846, Disk-sangue, 0800-282-0708, ou HEMORIO, 2240-2494.

CENTROS DE DOAÇÃO DE SANGUE

- HEMORIO

R. Frei Caneca, 8 – Centro – RJ
Tel: 2299-9442. R. 2270
Horário: Domingo a domingo, de 7 às 18h

- HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ
Av. Menezes Cortes, 3245 – Jacarepaguá – RJ
Tel: 2425-2255. R. 343
Horário: Segunda a sexta-feira, de 8 às 12h

- HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO
R. Sacadura Cabral, 178 – Saúde – RJ
Tel: 2291-3131. R. 3683/ 2213-2502
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h

- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO
Av. Brigadeiro Trompowsky, s/n° - 3° andar – Fundão – Ilha do Governador – RJ
Tel: 2562-2706/ 2562-2312
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h30

- HOSPITAL CENTRAL DA POLÍCIA MILITAR
R. Estácio de Sá, 20 – Estácio – RJ
Tel: 3399-2508
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h às 12h

- HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO
R. 28 de Setembro, 77 – Vila Isabel – RJ
Tel: 2587-6100 R.6612/ 2587-6612/ 2587-6234
Horário: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h

- INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER
Praça da Cruz Vermelha, 23 – Centro – RJ
Tel: 2506-6021/ 2506-6022
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30
Sábado, de 8 às 12h

- INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS
R. das Laranjeiras, 374 – Laranjeiras – RJ
Tel: 2285-3344 R. 2215
Horário: Segunda a sexta-feira, de 8h às 14h

- HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
Av. Londres, 616 – Bonsucesso – RJ
Tel: 2561-3473
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h

- HOSPITAL DA AERONÁUTICA DOS AFONSOS
Av. Marechal Fontenele, 1628 – Sulacap
Tel: 3369-9763/ 3369-9859/ 3369-6763
Horário: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ahhh seu Cesar...

Esse comentário vem do Ex-blog do futuro ex-prefeito do Rio. Foi publicado no último dia 2; antes do primeiro turno. Ele só pode estar de brincadeira!

Vejam:

"DESPOLUIÇÃO VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O SEGUNDO TURNO!

1. Esses cartazes espalhados pelas ruas e especialmente pelos corredores de maior movimentação da cidade são um horror. Nunca se viu tamanha poluição visual. Por incrível que pareça está dando saudade do tempo dos outdoors e dos galhardetes, tamanho o descalabro. E com a vergonha de se ver atrás de cada um deles, uma pessoa fingindo que está segurando, num trabalho quase servil.

2. No segundo turno cada um dos candidatos tem 10 minutos de programa todos os dias, na TV e no Rádio, além do mesmo tempo para comerciais. A imprensa fará a cobertura apenas de dois. Os debates estarão garantidos.

3. Portanto não há nenhuma razão para no segundo turno se repetir esta monstruosa poluição visual. Os candidatos -sejam eles quais forem- que passarem ao segundo turno deveriam fazer (quem sabe desde já todos) um acordo para que o trabalho eleitoral de rua ficasse restrito a panfletagem, carros de som e bandeiras. E nada mais.

4. Não há nenhuma razão para este gasto enorme e esta agressão ao meio ambiente urbano. A Cidade agradeceria!"


Ahhhh... Sr prefeito... Até onde me lembro, essa mesma "sujeirada" também foi vista durante sua campanha para prefeitura há quatro e há 8 anos atrás. Ou eu estou ficando maluco?

Tsc, tsc, tsc...

Estágios & Empregos

Hoje muitas vagas interessantes! Não custa nada encaminhar o currículo

→ Estágios:


o RJ: O Estado RJ Online oferece duas vagas para estudantes de Jornalismo com interesse na área de informática para estágio como colunista da área. Enviar currículo para contato@oestadorj.com.br.

o RJ: A empresa Mercado de Comunicação está selecionando uma estudante de Jornalismo a partir do 3º período, no Rio, que tenha experiência com assessoria de imprensa. Currículos para estagio@mercadocom.com.br.

o RJ: Empresa do Rio seleciona estudantes de Jornalismo que estejam cursando a partir do 5º período para estágio em assessoria de imprensa. É necessário estar matriculado no turno da noite e ter bons conhecimentos em Windows, Word, Outlook e internet em geral. O expediente é integral, de 9 às 18h, com salário de R$ 400, mais vale-transporte e seguro de vida. Currículos para contato@assessoriadeimprensa.net, com o assunto ESTAGIÁRIO.

o RJ: O site Tudo de Samba oferece vaga para estagiário interessado em samba, para a cobertura dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro. Currículo e texto de apresentação para redacao@tudodesamba.com.br.

→ Empregos:

o RJ: Empresa do Rio contrata assessora de comunicação com experiência em TV. O salário é de R$ 2,1 mil. Enviar currículo para Claudia_molinaro@yahoo.com.br, com “Assessor” no campo assunto.

o RJ: A Palavra-Chave contrata um redator graduado há pelo menos dois anos, que tenha certificado de cursos na área de economia e finanças. Contato no endereço eletrônico www.palavrachave.info/fale-conosco/envie-seu-curriculo.

o RJ: A Resch Recursos Humanos contrata editor-chefe que será responsável pela linha editorial de um dos negócios do grupo. O candidato deve ter experiência em mídia impressa, sendo desejáveis conhecimento em mídia digital e inglês fluente. Currículos para rosane@reschrh.com.br.

o RJ: A Neutrolab contrata jornalista para trabalhar como assessor de comunicação interna da empresa. Currículos para Cristina Nogueira, pelo e-mail crismoraesnogueira@hotmail.com.

o RJ: Empresa contrata webwriter para área de economia e finanças. É necessário ser formado há dois anos, no mínimo. Os interessados devem cadastrar currículo no site http://is.gd/3sBI.

o RJ: Empresa contrata jornalista com experiência em edição para trabalhar em jornal semanal, cobrindo Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis. Currículos para acrmachado13@yahoo.com.br.

E lá se foi o primeiro turno

Um domingo nebuloso e com pancadas de chuva no Rio de Janeiro marcou o dia 5 de outubro de 2008; dia do primeiro turno nas eleições para Prefeituras municípais no país. O povo foi às urnas e decidiu: Eduardo Paes e Fernando Gabeira se enfrentarão no próximo dia 26; dia do segundo turno.

Alguns lances marcaram o dia. Foi uma virada fantástica de Gabeira sobre Marcelo Crivela, mas o que me chamou a atenção foram outras coisas...

Passando pelas ruas, parecia um dia de festa. Música alta, famílias reunidas, churrascos rolando, bares cheios... Epa! Mais e a lei seca?! Pois é. Esse ano, nas eleições, ela não vigorou.

A fiscalização parecia brincadeira. Quando fui votar, um cadidato (vejam só; o próprio) veio me oferecer seu "santinho". Seu discurso dizia: "Olá meu amigo! Vote no seu camarada! Leve aqui para você não esquecer". Absmado, disse a ele: "Não, obrigado!", mas não é que o cara insistiu e fez cara feia quando eu neguei novamente o folheto? Impressionante. Primeiro, já tinha meu candidato. Segundo, nunca vira aquele cidadão antes. Terceiro, eu jamais seria camarada de um infeliz, totalmente ilegal, fazendo boca-de-urna do lado de minha seção. Tá de brincadeira?

Ai, ai... Minha namorada foi presidente de seção. Nossa, quantas histórias. A TV e os jornais ensinaram que o primeiro voto seria para prefeito. Errado. Primeiro votamos para vereador. Tem noção de quantas pessoas votaram errado? Uma senhora quis bater nela dizendo que ela tinha "armado" para que a pobre velhinha errasse o voto. Só rindo...

Mas o que marcou mesmo foi a sujeira. Já no fim do dia, por volta das sete da noite, um rapaz em um carro vermelho simplismente atirava folhetos pela janela do automóvel em movimento. Eu pergunto: Para que? A votação já estava encerrada, os votos já começavam a ser contados... Para que jogar os "santinhos" pela janela?

Isso foi apenas uma parte. Essa foi a eleição mais imunda que já presenciei. Foram 4,8 toneladas de lixo recolhidos. Uma vergonha para um país que se honra tanto de ter as urnas eletrônicas, mas que tem cidadãos e candidatos que tomam atitudades como essas.

E foi só o primeiro turno... Que venha o segundo!

Olha a enquete!

Na enquete do Blog Analógico que terminou no último domingo, foi confirmado o favoritismo de Eduardo Paes. Ele obteve com 43% dos votos dos visitantes, com Gabeira em segundo lugar, tendo 17%. Jandira e Crivela ficaram empatados na terceira posição, com 13% da preferência. Molon, Alencar e Solange Amaral ficaram com 4% cada, na quarta posição. Paulo Ramos obteve menos de 1% dos votos.

Pelo visto a votação aqui ficou bem parecida com o que realmente aconteceu no primeiro turno. Agora que iremos para o segundo, aproveito para lançar nova enquete. Não deixem de responder aqui ao lado.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dica da vez

Para quem gosta de cinema e curtas metragens, vai a dica do site Porta Curtas. Nele, além de notícias sobre os principais lancamentos nessa categoria de película, você pode criar sua própria cinemateca exclusiva, acompanhar o ranking dos curtas mais assistidos e ainda aprender como fazer sua produção independente.

Espero que vocês "curtam" a dica... Entendeu? "curtam"!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais que 1.000 palavras

E segue uma imagem comum nesses novos tempos de eleição... Essa, direto do Blog do Ancelmo Góis:


E nos tempos de crise... Charge do Lute no jornal Hoje Em Dia, de Minas Gerais:

I-Phone: o celular mais moderno do momento (será?)

Estou pensando em mudar de celular. Acho que já está na hora. O meu aparelho já está ultrapassado e, como todo bom comprador, fui fazer uma pesquisa de mercado.

Jornalista (não seria curioso?) que sou tenho lido bastante sobre o iPhone, a nova sensação do momento. Os preços variam entre R$899 e R$2.299, mas, de acordo com o caderno de informática do jornal Extra de hoje, o top dos smartphones possui algumas desvantagens com relação a alguns aparelhos "tradicionais".

A câmera do iPhone tem apenas 2.0 megapíxels, pouco quando comparado a alguns aparelhos, que, hoje, chegam a 5.0 megapíxels. Isso, além de não gravar vídeos - Como assim? Pois é, o iPhone não grava vídeos... Absurdo, não? Ele também não é compatível com vídeos em flash. O usuário deve acessar a internet e entrar em uma página do You Tube que é exclusiva para o iPhone. Lá, os vídeos são convertidos para o Quicktime e, ai sim, você consegue assistí-los. E tem mais: ele não corta e cola trechos de mensagens, só roda um programa por vez, não tem cartão de memória e não faz chamadas por voz.

Pensando bem, acho que vou continuar com meu aparelho velho...

Salve-se quem puder!

Frase do ex-presidente americano Jimmy Carter sobre a crise nos EUA:

"É isso o que acontece quando se perde totalmente a liderança no país."

É sr. Bush... Cuide-se!

A internet cada vez mais popular

Saiu no Blog Idéia 2.0 essa lista (dividida por classes sociais) das atividades que tem sido realizadas pelos usuários da internet.

Confira a tabela:

A surpresa é que, graças à explosão do acesso em LAN Houses, 38% das pessoas integrantes da classe C, e 14% das classes D/E, já utilizam a rede com alguma regularidade.

É sempre estar por dentro!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Thaís Santana

Que liberdade é essa?


Outro dia estávamos discutindo na aula de Filosofia o que é ser livre. A definição para liberdade é “a possibilidade de o homem escolher seu caminho na vida e construir a sua história”. Bonito, não é?

Mas na prática, a coisa é mais séria. Escolher um caminho na vida é algo muito vago. Trata-se, na verdade, de escolher o MELHOR caminho. E sabemos que isso não é muito fácil de conseguir. Digo isso partindo do princípio de que cada vez mais as pessoas confundem liberdade com libertinagem, ou seja, acreditam que o “ser livre” é poder fazer o que bem entendem, independentemente das conseqüências que suas atitudes vão trazer para os outros.

Daí, cheguei à conclusão de que a rua é o lugar menos livre que existe, ainda que o fato de ser pública suscite esta ilusão. Pensem bem: na rua somos obrigados a conviver com a liberdade de todos, cada um com sua compreensão desta palavra. Nossos limites esbarram nos limites do próximo e no final das contas somos todos tolhidos das nossas concepções, valores, gostos etc. Quer dizer, a própria vida nos enclausura em situações limitadas, em qualquer instância, em qualquer área.

Então, acredito que ser verdadeiramente livre é administrar as escolhas possíveis com responsabilidade e bom senso. Até a próxima oportunidade!







a amiguinha Thaís Santana é estudante de Jornalismo do 6º período na Universidade Estácio de Sá e estagiária de Comunicação Interna na Rádio MEC; além disso é editora do blog Esquina de Idéias.

Brincadeirinhas de gente grande

Nunca tinha ouvido falar, mas as "rodas da fortuna", estão com tudo entre os jovens.

Dia desses uma amiga do trabalho veio me perguntar se eu conhecia o sistema. Ela me explicou que cada integrante daria R$100 e que aquele que estivesse no centro da "roda" receberia R$800. A "roda" giraria, novos integrantes seriam convocados pelos participantes, até que todos recebessem, também, a mesma quantia (?). Ou seja, uma forma fácil e rápida de ganhar dinheiro.

Minha namorada foi outra que também foi "seduzida" por uma dessas "correntes de amigos". Ela me veio com a mesma história e disse que conhecidos entraram no jogo em ocasiões de ganhar, no primeiro giro da "roda" R$5 mil. Impressionante, não?

Para ambas, fiz o mesmo discurso: "Impossível! esse negócio só pode ser furada!". Não deu outra. Nem uma semana após ter recebido essas informações, saiu na capa da edição da revista Megazine do jornal O Globo de hoje a matéria "Roda da (des)fortuna".

A reportagem critica o esquema que falha quando algum dos participantes não consegue cooptar outras pessoas. Dessa maneira, o núcleo da "roda" não consegue receber o dinheiro e, assim, a "corrente" se quebra, deixando os participantes no prejuízo. Há registros de "rodas" em que os participantes chegaram a perder R$10 mil.

Portanto, é preciso ficar atento e prestar bastante atenção à essas brincadeiras de gente grande, que na Europa, movimentam milhões de Euros.

Um novo mercado que nos espera

Chegou hoje em minhas mãos a 67ª edição da revista " Comunicação Empresarial", produzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Na edição, chamou-me a atenção uma matéria entitulada "Do boca-a-boca ao clique-a-clique". A reportagem fala sobre empresas que tem apostado na credibilidade da internet como formadora de opinião e, com isso, constroem discursos individualizados na rede.

Para que serve isso? Simples: um discurso mais direcionado, individualizado, é muito mais eficaz e persuasivo (no caso de uma publicidade, por exemplo). Interessante, não?

Em um dos trechos a reportagem diz o seguinte: "A rápida ascensão da internet como mídia de impacto imediato e perene decretou o fim do oligopólio da opinião pelos orgãos brasileiros de imprensa, que agora dividem esse poder com milhões de internautas e blogueiros na disseminação de idéias e informações". O que dizer sobre isso?

Além de tudo, dissemina opiniões...

A internet cresce a cada dia. Apesar da desigualdade, no Brasil, já são 40 milhões de internautas ativos e 9 milhões de brasileiros são leitores de blogs - 46% do total. No mundo, são 100 milhões de blogs ativos em rede. Coisa de louco, não?

A web 2.0, que disponibiliza todos esses recursos, se consolida a cada dia como um novo mercado para jornalistas e publicitários. Portanto, devemos ficar atentos às possibilidades e manter um acompanhamento constante às novidades deste universo infinito.

Hoje é dia do Jornaleiro

Hoje, para quem não sabe, é comemorado o dia do jornaleiro. A eles devemos agradecer pelo fato da informação chegar até nossas casas.

Um trabalho árduo que, de acordo com a história, já tem 147 anos de atividades.

Pela importância de permitir que os jornais impressos cheguem às pessoas:

Parabéns Jornaleiros!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

29 de setembro de 2008: 100 anos sem o 1º imortal

Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplismente Machado de Assis, autor de algumas das mais consagradas obras da literatura brasileira faleceu nesta mesma data, há 100 anos atrás.

Machado tinha 69 anos e faleceu em sua casa, no Cosme Velho, hoje tombada pela Prefeitura, pondo fim ao sofrimento que vivera desde de a perda de sua esposa, Carolina, três anos antes.

Li uma frase no JB de hoje que descreve bem o escritor. Ela é a seguinte: "Machado de Assis foi um autor singular no panorama literário do seu tempo. Primou pelo uso essencial das palavras para exprimir seu pensamento. Usou intensamente recursos de metralinguagem e envolveu a participação do leitor em suas narrativas. Exercitou a ironia e o sarcasmo como ferramentas de crítica social."

Quer mais? Ele foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e dramaturgo. De quebra, ainda foi o fundador da Academia Brasileira de Letras.

Eu prefiro resumir da seguinte forma: "brilhante!".

Parabéns, Machado!

Estágios & Empregos

Hoje três boas oportunidades...

→ Estágios:

o RJ:
A Editora Target seleciona alunas do 5º período de Jornalismo para estágio na empresa, no Rio de Janeiro. Currículos, com foto, para o e-mail marcuslg@hotmail.com.

o RJ: O site Tudo de Samba oferece vaga para estagiário interessado em samba, para a cobertura dos desfiles das escolas do Rio de Janeiro. Currículo e texto de apresentação para redacao@tudodesamba.com.br.

→ Empregos:

o RJ:
Empresa carioca contrata jornalista formado para atuar como assessor de imprensa na Ilha do Governador. Entre as atividades estão gerar conteúdo para sites, blogs e newsletter; elaborar releases e contatar veículos de comunicação; fazer clipping; monitorar redes sociais; entrevistar clientes; e criar cases. Currículos para Leonardo Leite, pelo e-mail oportunidadejornalista@gmail.com.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Rio: capital cinéfila

Para quem gosta de cinema (como eu) tem um prato cheio pela frente. Começa oficialmente hoje o Festival do Rio 2008. Serão exibidos um total de 350 produções provindos de mais de 60 países. As sessões estão organizadas em mais de 30 locais da cidade, distribuidas entre os cinemas convencionais e lonas culturais.

O filme mais esperado da mostra será "Última Parada 174", de Bruno Barreto, que representará o Brasil na disputa pelo Oscar. Ele dará início à maratona de filmes que se estende até o dia nove de outubro. A abertura será realizada no Odeon apenas para convidados, mas ainda nessa sexta-feira, haverá uma sessão aberta ao público no Cine Palácio às 17:30.

Mais informações no site www.festivaldorio.com.br.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mais que 1.000 palavras

E a primeira charge é de Erasmo. Ela foi publicada hoje no Jornal de Piracicaba:

Esta vem de longe. Foi publicada hoje no Jornal da Amazônia. O autor é Waldez:

terça-feira, 23 de setembro de 2008

A Palavra é do Visitante

Participação: Cadu Oliveira

Exterminadores do presente


Já virou rotina. A moça do telejornal vai anunciar a morte de mais dois ou três suspeitos. E não podemos nunca cair na asneira de acreditar que o número de mortos pela polícia aqui no Rio é tão grande devido ao quadro crescente de violência. Não é verdade. Os dados comprovam que temos a polícia que mais mata no mundo. E sabemos que o Rio está longe de atingir picos extremos de violência como os infinitos exemplos de guerras internas em países africanos e ocidentais.

Enquanto falávamos de polícia e ladrão, estávamos na esfera política. Mas quando a patrulha persegue o carro da mãe para atirar e roubar a vida do filho, enfim, aí temos outra percepção. "Nem branco, nem preto: era apenas um menino". Tão inocente quanto ele, também morrem tantos e tantos suspeitos. E já virou rotina. Existe uma cultura que alimenta o extermínio e já basta! Meu filho vai crescer tendo medo de polícia e o filho dos policiais também. É preciso reformular e não aplaudir a política pública de segurança.






Cadu Oliveira é Estudante de Jornalismo e Letras, aspirante à fotógrafo e manobrista de poesia nas horas vagas. Ou seja, não sou ninguém. Ou, caso prefira, um mero conjunto maluco-explosivo de aspirações.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Viva ao Dia Mundial Sem Carro!

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. A data é comemorada no Brasil desde 2001 e, em 2008, a CET-Rio irá distribuir ao longo desta semana um folheto incentivando o uso da bicicleta.

Ei! Engraçado... Desde 2001... Alguém notou alguma diferença em todos esses anos?

Estágios & Empregos

Hoje foi difícil achar algo legal, mas a intenção é o que vale...

→ Estágios:

o RJ:
A News Assessoria oferece uma vaga para estudantes de Jornalismo até o 5º período com experiência mínima com assessoria de imprensa. Currículos para leon@newsassessoria.com.br.

→ Empregos:

o RJ:
A Palmetal contrata jornalista recém-formado para atuar como assessor de imprensa. A empresa oferece vale-transporte e vale-alimentação. Currículos, com foto, para enzimas@gmail.com.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Um verdadeiro show verde-e-amarelo

Os Jogos Paraolímpicos de 2008 chegaram ao fim hoje e, mais uma vez, marcaram pela superação. A delegação brasileira bateu seu recorde e ficou em nono lugar no quadro de medalhas - trouxe 47 medalhas no total (contra as 33 de Atenas, há quatro anos), sendo 16 ouros; outra marca histórica.

Nomes como o do nadador Daniel Dias, que conquistou nada menos que nove medalhas, sendo quatro delas de ouro; Lucas Prado, velocista da classe T11, para deficientes visuais, que volta para casa com 100% de aproveitamento - ganhou o ouro nos 100, nos 200 e nos 400m rasos - e Terezinha Guilhermina, ouro nos 200m rasos (também na categoria t11), entre outros, ficarão marcados para sempre.

Todos estes provindos de um país que, se não investe nos esportes dos atletas ditos "normais" (que por sinal ficaram devendo esse ano), investe menos ainda (se é que investe) nos paraolímpicos, o que é uma pena.

A mídia também não coopera. Se determinados canais passavam e abordavam as Olimpiadas durante toda sua programação e envolveram milhares de repórteres no acompanhamento das competições, apenas canais fechados deram a devida (?) cobertura às atividades paraolímpicas. Outra vergonha.

Enfim, parabenizo os Atletas Paraolímpicos Brasileiros (isso mesmo, com as iniciais maiúsculas), que deram um verdadeiro show verde-e-amarelo em Pequim, e espero que as práticas paraolímpicas passem a ser mais valorizadas nos próximos anos - principalmente no Brasil; aspirante às Olimpíadas de 2016.

Mais que 1.000 palavras

Esta saiu do Blog do Duke. Feita depois do empate entre Brasil e Bolívia...


Uma verdadeira obra-prima que foi feita originalmente para o jornal "Diário da Região" de São José do rio Preto. O autor é Orlandeli :

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Oscar goes to...

E está decidido o filme que irá representar o Brasil na disputa o Oscar 2009 de melhor filme em língua estrangeira. O longa será o "Última Parada - 174", de Bruno Barreto.

O anúncio foi feito hoje, no edifício Gustavo Capanema, sede da representação do Ministério da Cultura, no centro do Rio.

"Última Parada - 174" é um filme de ficção baseado na história real de um sobrevivente de uma chacina no Rio de Janeiro que anos mais tarde sequestra um ônibus na zona sul da cidade. A história foi contada no documentário "Ônibus 174", de José Padilha, diretor de "Tropa de Elite".

Vamos torcer!

A Palavra é do Visitante

Participação: Beatriz Nunes

Faça valer à pena

As eleições municipais estão se aproximando. E você, já escolheu o seu candidato? Já buscou saber sobre as suas propostas? Hoje em dia, é raro alguém se interessar por isso. Baseio-me pelos meus próprios amigos, a maioria jovem, que deveriam expor suas vontades, desejos e críticas, mas infelizmente isto não acontece e a população acaba sofrendo as conseqüências que os próprios jovens impõem. Por exemplo, a greve dos professores na UERJ e as badernas que os estudantes têm feito por lá, isso é uma conseqüência da falta de interesse dos eleitores, pois ajudaram a colocar quem não devia no poder.

Geralmente, é muito difícil encontrar alguém que assista ao Horário Eleitoral Gratuito, a maioria desliga a televisão, tira um cochilo até começar a novela, janta, toma banho, enfim, ocupa esses trinta minutos de propaganda eleitoral de alguma forma que não seja assistir “aquela coisa chata” que muitos pensam. E ainda há aqueles que dizem que só tem político corrupto e que não vale à pena perder tempo ouvindo as mesmas coisas de sempre. Talvez, se o eleitorado tivesse pesquisado o passado dos candidatos, bem como as promessas que foram cumpridas, entrevistas e debates, haveria uma chance de as coisas melhorarem e das pessoas retomarem a esperança de que ainda pode-se fazer uma política eficaz.

Engana-se quem diz que isso é uma utopia e de que nada mais tem solução. A nossa sociedade é o que nós fazemos, são as nossas atitudes. Não adianta reclamar se nós mesmos não fazemos por onde. Costumo dizer que “ninguém saberá que você está com dor de cabeça se você não falar”, portanto, é difícil haver uma política significativa se os eleitores não buscarem, não se interessarem para que possam fazer, do seu voto, uma arma poderosa, capaz de decidir o futuro de muitas pessoas.

Enfim, lógico que não é, somente, o desinteresse da população o culpado pelo andamento de todo esse processo, mas é, sim, uma grande parcela que contribui para a eleição de maus candidatos – seja por falta de interesse ou por influência. Veja se você é um eleitor oculto e, se for, faça valer a sua palavra. Pense nisso!






Beatriz Nunes é pedagoga formada pela Universidade Estácio de Sá e apaixonada por música, dança e esportes.

E o "Troféu Abacaxi" vai para...

Saiu hoje no Diário Oficial do Município uma informação interessante. A partir de quinta-feira, começa a "Semana Nacional de Trânsito de 2008" e uma nova ação de educação passará a ser realizada pela Prefeitura em diversos pontos da cidade.

Trata-se da campanha "Falta de Educação no Trânsito é um Abacaxi para a Cidade", da CET-RIO. O objetivo é chamar a atenção para as irregularidades que atrapalham o trânsito e conseguir a adesão da população ao trabalho educativo.

As atividades contarão com a distribuição de folhetos lembrando os valores das multas e a pontuação que é retirada da habilitação, além da colocação de adesivos nos carros de motoristas que cometerem infrações; como estacionar de forma irregular ou fechar cruzamentos. Os adesivos terão a frase "Eu sou um abacaxi no trânsito!".


E vai para lá e vem para cá

Em mais um de seus passeios, o traficante Fernandinho Beira-mar veio ontem ao Rio acompanhar a audiência de um dos 15 processos que responde. Este, pelos ataques que teria comandado em 2002, durante uma rebelião, e pela morte do também traficante Uê.

A audiência aconteceu no 3º Tribunal de Júri, no Centro da cidade, e cinco testemunhas foram ouvidas.

Beira-mar ficou sem algemas e esbanjou sorrisos durante a atividade. O curioso é que só as viagens do criminoso de Campo Grande, no Mato Grosso, onde está preso, para o Rio de Janeiro Já custaram cerca de R$200 mil aos cofres públicos.

Coisas do Brasil...

Nem a moral é mais a mesma

Chegamos ao sexto dia da ocupação de militares em comunidades carentes do Rio de Janeiro. A atividade visa a manutenção da segurança dos eleitores que vivem e dos candidatos que visitam locais dominados por traficantes e milicianos. Hoje, os homens do Exército chegaram a comunidade do Sapo, em Senador Camará. Porém, nesse período, nenhum incidente grave foi registrado.

No último domingo, o presidente em exercício do TRE-RJ, o desembargador Alberto Motta, disse e já temos a confirmação de que as tropas federais ficarão no Rio caso haja segundo turno.

Mas o engraçado em tudo isso é que nem mais o exército é respeitado. Os traficantes continuam circulando armados até na frente dos militares...

Já fiz essa pergunta aqui antes, mas faço novamente: onde é que esse Brasil vai parar?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ainda dá para participar!

Está chegando ao fim o período de inscrições para o concurso de Jornalismo Participativo, ou Jornalismo Cidadão, do You Tube. Para participar, os interessados devem enviar suas matérias para o http://www.youtube.com/projectreport até o próximo dia 5 de outubro.

O concurso é uma parceria do You Tube com o Centro Pulitzer e irá premiar os jornalistas amadores com um prêmio de 10 mil dólares para o grande vencedor. Dentre os patrocinadores estão a Sony e a Intel.

Estágios & Empregos

Vagas, vagas e mais vagas...

→ Estágios:

o RJ:
A Bolsa de Mulher SA oferece uma vaga de estágio para webdesigner. É necessário estar entre o 3º e o 5º período de Desenho Industrial, Belas Artes ou Comunicação Social e ter noções de Photoshop, Illustrator, Flash/Action Script e portfolio online. Currículos e portfolios devem ser enviados até o próximo dia 28 para o e-mail vagas@bolsademulher.com, com o assunto "ESTAG ARTE 3Q 2008".

o RJ: A Bolsa de Mulher S.A. seleciona estudantes de Jornalismo, que estejam cursando entre o 3º e o 7º período, para estágio em produção e edição de vídeo para web. É necessário ter domínio de edição em Adobe Première. Currículos, mais portfolio, até o próximo dia 30 de setembro, para vagas@bolsademulher.com, com o assunto "ESTAGTV 4Q 2008".

→ Empregos:

o RJ: Rádio FM em Rio das Ostras contrata um repórter do sexo masculino para trabalhar 30 horas por semana. Enviar currículo para rmconsultoria@gmail.com.

o RJ: Empresa de assessoria do Rio contrata um assessor com experiência. A remuneração é de R$ 1,7 mil, mais vale-transporte e tíquete-alimentação. Currículos para erica.avelar@basica.com.br.

o RJ: A Resh Comunicação Procura jornalista com experiência em assessoria de imprensa, de preferência na área de varejo. Em seu dia-a-dia, o profissional se dividirá entre dois locais de trabalho: um na Baixada Fluminense e outro no Centro do Rio. Contato marcella.azevedo@resh.com.br.

Esse IBOPE...

Mais uma do Ex-blog do prefeito Cesar Maia:

AVALIAÇÕES DO IBOPE NO RIO-CAPITAL!

Cesar Maia -DEM- com 16 anos de governo: 28% de ótimo+bom.
Sergio Cabral -PMDB- com um ano e oito meses : 32% de ótimo+bom.




- Queria saber onde o IBOPE faz essas pesquisas...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Palácio que adormece

Hoje, fazendo o Clipping de rádio e TV no trabalho, vi uma notícia que nada me agradou. O Cine Palácio irá fechar suas portas. Ou seja: mais um cinema de rua que desaparece do Rio de Janeiro. Por que? Falta de Patrocínio.

Esse "blefe" tem sido jogado já há algum tempo, desde que o prédio, que é tombado pela prefeitura, foi vendido. Dia desses foi o Estação Paissandu, agora o Palácio, que tem capacidade para mais de 1.000 pessoas, somando-se suas duas salas. Um cinema tradicional, com sua fachada tendo sido feita pelo espanhol Adolfo Morales há mais de 80 anos, de arquitetura mourisca. Frequentei bastante suas salas.

A previsão é que o fechamento aconteça até o término do Festival do Rio. Torço para que não aconteça!




Na Cinelândia o único sobrevivente é o Odeon... Será que ela vai ter que mudar de nome?

11 de setembro de 2008

Não há como não lembrar. Hoje, exatamente Sete anos depois dos atentados terroristas do dia 11 de Setembro de 2001, a cidade de Nova York realizou um minuto de silêncio em homenagem as vítimas.

A celebração aconteceu às 8h46 locais, 9h46 de Brasília; horário exato em que começaram os ataques.

Lembro até hoje das imagens de satélite mostrando as imagens da fumaça que dava para ser vista do espaço...

Por onde será que anda o sr. Bin Laden?

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Que coisa, não?

Nesse momento, são 23 minutos do primeiro tempo do jogo entre Brasil e Bolívia no Engenhão. A falta de público está marcando essa primeira partida da Seleção no estádio.

Liguei o rádio ainda pouco e ouvi a notícia de que a CBF ordenou que os portões sejam abertos. Isso mesmo. Quem quiser pode chegar, se acomodar e acompanhar o jogo.

Pergunto-me: e quem pagou R$100,00 em um ingresso para assistir à partida?

Coisas que só acontecem no Brasil...

Mais que 1.000 palavras

A nova coluna virtual do Blog Analógico

E você pensa que os "feeds" são a única novidade no Blog? Nada disso! A partir de hoje você contará também, toda quarta-feira, com a coluna "Mais que mil palavras".

A lógica é simples. Não dizem por ai que uma imagem vale mais que 1.000 palavras? Então, já está explicado.

Aqui postarei charges, fotos... Resumindo, a imagens do momento, da semana, a que mais chamou a atenção. Pode ser uma, duas, 10, o que pintar!

Agora, vamos ver se dá certo!

E para começar:

-
Confiram a ótima charge que saiu ontem na "Tribuna da Imprensa". Essa foi após a vitória do Brasil sobre o Chile por 3 a 0. finalmente o presidente Lula teve motivos para estar feliz:


Espero que a alegria seja a mesma hoje, após a partida contra a Bolívia.

- Aproveitando o assunto futebol, segue ai um Cartoon de Eduardo Filipe. Esse eu peguei no Blog Gibizada.

O mais novo integrante do Village People:

Já que Ronaldo vem rolando, digo, treinando no Flamengo, esta é para relembrar seus tempos de confusão com travestis. Confesso que só achei o desenho um pouco abaixo do peso.

No meio da Língua

Letra “I”

→ Inhapa: É tudo aquilo que o vendedor dá de presente ao comprador; aquilo que se ganha além do combinado.

→ Implexo: Emaranhado, entrelaçado, complexo, complicado.

→ Ingresia: É toda linguagem inteligível, ou seja, que não se compreende. Pode ser um barulho, um berreiro, uma confusão, etc.

*Fonte: Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Mas que budega é essa?

Pois então... Nessa volta às postagens, vocês devem ter notado uma "novidade" no Blog analógico. Trata-se dos "feeds" RSS; que agora aparecem ali, do lado direito do seu monitor.

Para quem não lembra, no último dia 14 de agosto coloquei aqui no Blog um texto sobre a web 2.0. Esses "feeds" são mais uma ferramenta dessa web. Eles são "agregadores" de conteúdo que oferecem os resumos das informações juntamente com os links para as suas versões completas.

Essa ferramenta é muito usada blogueiros para compartilhar as suas últimas novidades e até mesmo arquivos multimídia.

Como eu poderia ficar de fora dessa? não é mesmo?

Com isso, a partir de hoje, você poderá também acompanhar aqui no Blog Analógico notícias do G1, do O Globo e da Folha de SP.

Espero que gostem!

O show tem que continuar!

Depois de uma semana de recesso (na minha opinião merecido), estou de volta. Como já disse aqui, são muitos os projetos nos quais estou envolvido, isso, além da faculdade.

Mas o Blog Analógico não pode parar!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

No meio da Língua

Letra “H”

→ Halo: É a coroa luminosa que circunda o disco do Sol e de alguns planetas.

→ Hagiografia: Biografia ou escrito sobre santos.

→ Hígido: É tudo aquilo que se relaciona a saúde.

*Fonte: Minidicionário Ruth Rocha.

A Palavra é do Visitante

Participação: Lidiane Mague

Um mundo à parte


O carnaval, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, vai muito além dos quatro dias de intensa folia. Aliás, o desfile é a concretização de um árduo trabalho feito por grandes equipes durante um longo ano. Você duvida?

Em fevereiro, as escolas se apresentam; recebem os prêmios as que tiveram os melhores desempenhos e descem de grupo as que tiveram pontuação insatisfatória. É aí que começa o primeiro balanço para o ano seguinte: a avaliação dos resultados. Enquanto os turistas deixam o Rio e os cariocas retomam suas rotinas, o samba vive a fase do corte ou adaptação daquilo que saiu errado, e da valorização do que trouxe boa pontuação.

Geralmente com a equipe já formada, surgem as sugestões de enredo para o carnaval seguinte. Escolha feita, o próximo passo é a busca por patrocínios pesquisas e, conseqüentemente, a elaboração da sinopse do enredo. E é a partir da sinopse que nascem os sambas-enredos que vão concorrer ao brilho do espetáculo. Nessa época, o ano já está em seu oitavo mês e as quadras das escolas começam a ficar cheias de foliões que vão torcer por seus sambas preferidos. Depois de conhecido o samba vencedor de cada agremiação, as escolas iniciam seus ensaios técnicos, acompanhadas de suas baterias - que começam os ensaios pelo menos três meses antes. A emoção, então, fica cada vez mais intensa.

Agora, engana-se aquele que pensa que o mundo do samba se resume a este processo. Aliadas a todos esses eventos, estão as deliciosas feijoadas, que sempre rendem grandes apresentações e confraternização entre as agremiações e suas comunidades. Isso sem falar nas festas de premiações dos melhores do ano - uma prática que valoriza o trabalho dos profissionais do carnaval. Mas como o evento é mais que mulatas de corpos esculturais, há também troca de idéias proposta por encontros de discussão, que visam fortalecer suas raízes culturais ou melhorar as condições do que temos hoje.

Tem sempre algo acontecendo para aqueles que são apaixonados por carnaval. O gingado e a simpatia carioca, aliados à alegria das rodas de samba, deixam sempre um gostinho de quero-mais. Talvez seja por isso que o Deputado Estadual Dionísio Lins (PP) criou um projeto de carnaval de inverno - a idéia era que as escolas de samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso se apresentassem na Marquês de Sapucaí no mês de julho, com ingressos a preços populares -, que foi vetado pelo Governador Sérgio Cabral em abril deste ano. Mas isso é outra história...







Lidiane Mague
é uma rádio-apaixonada estudante de jornalismo e editora do site Carnaval em Foco.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Isso é que é macho!

O mês dos pais já passou, mas essa campanha da Prefeitura do Rio merece destaque. Trata-se de um cartão postal elaborado pela Promoção da Saúde do município. O tema é “A Valorização da Paternidade”: